Notícias

Chafariz da Praça Getúlio Vargas volta a ter as cores originais

Tombado em 1993, por sua importância histórica e artística, o Chafariz da praça Getúlio Vargas voltou a ter suas cores originais. A manutenção do espaço passou a ser recentemente responsabilidade da Fundação Cultural de Campo Mourão. Além da pintura, estão previstas para 2024 outras benfeitorias, como a implantação do sistema de iluminação que dará maior destaque ao bem tombado.

“Campo Mourão comemorou 76 anos e o chafariz faz parte desta história. Entendemos a importância dele neste contexto ao recuperar sua pintura original”, explica o diretor-presidente da Fundação Cultural, Roberto Cardoso.

A recuperação das cores foi possível através de uma pesquisa realizada no Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira. Levantamento fotográfico descobriu que desde a sua construção em 1958 até o ano de 2004, o chafariz manteve as cores que agora estão sendo recuperadas.

História – Construído com a urbanização da praça Getúlio Vargas, em 1958, no mandato do prefeito Roberto Brzezinski, o chafariz se tornou um cartão postal da cidade. Era comum nos seus primeiros anos de existência as famílias se reunirem no seu entorno para contemplar a queda das águas.

No ano de 1986, uma empresa argentina foi contratada pela Prefeitura para realizar uma reforma, inserindo uma nova iluminação. Em 2004, já tombado como patrimônio histórico, outra reforma recuperou a primeira bacia e inseriu nele elementos que não estavam no tombamento. Com 65 anos de história, o chafariz é um dos monumentos mais fotografados da cidade.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios