Notícias

Pedra guardada por anos é muito mais valiosa que ouro

A pedra possuí coloração avermelhada e era muito pesada para o seu tamanho

Em 2015, um homem chamado David Hole estava caçando tesouros com um detector de metais no Parque Regional de Maryborough, próximo a Melbourne, na Austrália, quando encontrou uma pedra pesada e com coloração avermelhada que chamou sua atenção.

A região de Maryborough está localizada na região de Goldfields, local onde no século 19 ocorreu a corrida do ouro australiana. Por causa disso, Hole pensou que a sua recém descoberta poderia esconder dentro dela o metal precioso.

Já na sua casa o caçador de tesouro usou uma serra de pedra, uma rebarbadora, uma furadeira e até mergulhou a rocha em ácido, para descobrir se realmente existia ouro dentro dela. No entanto, todas as suas tentativas foram falhas, e a pedra seguiu intacta.

Anos mais tarde, após os inúmeros fracassos em tentar abrir a pedra, Hole resolveu levá-la ao Museu de Melbourne para identificação e descobriu que ele nunca conseguiria abrir a rocha, não com ferramentas caseiras. O que ele achava esconder ouro, era, na verdade, um raro meteorito.

A pedra era um meteorito

O meteorito foi cortado apenas com uma serra de diamante
O meteorito foi cortado apenas com uma serra de diamante (Crédito: Museu de Melbourne)
  • O meteorito foi chamado de Maryborough em homenagem à cidade onde foi encontrado e descrito em um artigo científico de 2019;
  • A datação da rocha revelou que ela se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos;
  • Ela pesa 17 quilos e possui uma aparência esculpida e com covinhas;
  • Usando uma serra de diamante para cortar uma pequena fatia, descobriu-se que o meteorito é composto majoritariamente por ferro.

Os pesquisadores não sabem há quanto tempo o meteorito está na Terra, e nem onde ele estava antes disso, mas existem algumas suposições. Com base na datação de carbono da pedra, acredita-se que ele colidiu com planeta entre 100 e 1000 anos atrás e avistamentos de meteoritos entre 1889 e 1951 podem corresponder ao momento em que ele chegou aqui.

Quanto a sua origem é apontada que ele provavelmente fazia parte do Cinturão de Asteroides. O local é onde a maioria da poeira e rochas condritas do Sistema Solar que não formaram planetas estão localizadas.

Este meteorito em particular provavelmente vem do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, e foi empurrado para fora de lá por alguns asteroides que se chocaram entre si, e um dia ele colidiu com a Terra.Dermot Henry, geólogo do Museu de Melbourne, em resposta ao Channel 10 News

De acordo com os pesquisadores, a pedra encontrada por Hole é muito mais rara que o ouro, tendo extrema importância para a ciência. Isso porque, milhares de peitas do metal precioso foram encontradas no estado de Victoria, na Austrália, mas esse foi apenas o 17° meteorito encontrado por lá.

OLHAR DIGITAL

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios