Em cinco edições, projeto cultural revolucionou o Natal de C. Mourão
Neste ano acontece a sexta edição do projeto ‘Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal’
Apresentações de espetáculos por trupe profissional no centro da cidade e em bairros, cortejo com cerca de 600 figurantes em 60 alas e 14 carros alegóricos, mostra cultural com quase duas dezenas de atrações, carreata, espaços públicos com rica ambientação natalina, túnel de luzes e muitas outras atrações marcam hoje o Natal de Campo Mourão. A cidade atualmente é referência no interior do Estado em termos de comemoração natalina, marcadas por atividades culturais que promovem o resgate e fortalecimento do espírito que cerca a data.
Mas nem sempre foi assim em Campo Mourão. Até 2016, a população reclamava – e muito – da fraca programação que era desenvolvida na cidade e da reduzida decoração natalina que era instalada na praça central da cidade. A chegada do Papai Noel era uma das poucas atrações. Os empresários e as lideranças locais engrossavam as reclamações, pois os mourãoenses não tinham motivo para ir às ruas, levar a família, seus filhos para comemorar a data. Tampouco os moradores de cidades vizinhas tinham motivos para vir a Campo Mourão, que é a cidade polo do Vale do Piquirivaí, no Natal.
A verdadeira revolução no Natal de Campo Mourão começou nos primeiros meses de 2017, quando o prefeito Tauillo Tezelli – no início do seu terceiro mandato à frente do Executivo Municipal – desafiou a Associação Sou Arte (ASA) a mudar essa triste realidade. Outro desafio nessa arrojada empreitada era oferecer aos mourãoenses comemorações natalinas a altura e projetar a cidade sem onerar as finanças do Município.
Missão
Sediada no Município, a companhia artística – fundada há 18 anos – aceitou a missão delegada e encontrou no Ministério da Cultura/Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, o meio de viabilizar a iniciativa. Com o projeto Atividades Culturais “Campo Mourão Cidade Natal” aprovado em Brasília, partiu-se em busca de empresas patrocinadoras. Foi aproveitada a possibilidade que a Lei de Incentivo a Cultura oferece às empresas de destinar parte de tributos devidos para o desenvolvimento de ações de cunho cultural.
Já no primeiro ano o sucesso alcançado superou todas as expectativas, com a vasta e diversificada programação cultural acompanhada por milhares de pessoas de Campo Mourão e cidades vizinhas. Era o que todos queriam há muito tempo: atrações para marcar a altura e a importância da data, com espaços públicos devidamente ambientados. Enfim, o Natal de 2017 marcou o início de um novo tempo.
A iniciativa mourãoense alcançou grande repercussão não apenas na cidade e na região. Também virou notícia estadual e atraiu a atenção de muitas outras cidades, que nos anos seguintes passaram a realizar ações similares inspiradas na experiência inovadora de Campo Mourão.
Este ano acontece a sexta edição do projeto Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal. Em apenas um ano, devido a dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, o projeto não foi realizado.
Êxito
O histórico do projeto é de sucesso, com o registro de sucessivos recordes de público e muitos outros resultados positivos. No ano passado, por exemplo, o público que participou das atividades foi estimado em 150 mil pessoas. Muitos são os relatos sobre pessoas residentes em outras cidades e até outros estados que passaram a vir a Campo Mourão no Natal, aliando visitas a familiares com a oportunidade de desfrutar das atrações oferecidas.
Programação
A programação deste ano será aberta no dia 2 de dezembro, com a apresentação de espetáculo pela Associação Sou Arte na praça São José. Elementos característicos do teatro, dança e circo compõem a produção, que também marca a esperada chegada do Papai Noel.
O espetáculo volta a ser apresentado no dia 5 (na praça do Japão – jardim Tropical) e no dia 6 (praça Alvorada – jardim Lar Paraná). Sempre a partir das 20 horas. Para o dia 10 está marcado o tradicional Cortejo Natalino pela avenida Irmãos Pereira, enquanto no dia 14 será realizada a Carreata Natalina. Para o período de 18 e 22 de dezembro, na praça São José , está programada a Mostra Cultural.
Neste ano, o projeto – que é uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal – União e Reconstrução, tem o patrocínio das seguintes empresas: Coamo Agroindustrial Cooperativa, Fertipar Fertilizantes, Hipermercados Condor, Copel, Fomento Paraná, Paraná Supermercados, Unimed Campo Mourão, Grupo Integrado e a Beontag. Também conta com o apoio do Município de Campo Mourão, Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial (Acicam) e do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindiempresarial).
A execução, uma vez mais, é da Associação Sou Arte (ASA), de Campo Mourão.