Municípios de Balneário Gaivota e Sombrio registraram danos expressivos; Hospital Dom Joaquim precisou transferir pacientes no fim de semana
A Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado no Sul de Santa Catarina, nos municípios de Balneário Gaivota e Sombrio, no último fim de semana. O forte temporal, com características de supercélula, causou danos expressivos nas duas cidades, com ventos acima de 100 km/h.
Segundo a Defesa Civil, o temporal esteve associado à formação de uma frente fria, com o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o intenso fluxo de calor e umidade provenientes da região amazônica.
Situação de emergência em Sombrio e Balneário Gaivota
Em Balneário Gaivota, mais de 400 casas e estabelecimentos rurais foram destelhados em função do tornado. Em Sombrio, cerca de 300 famílias fizeram cadastro para receberem telhas. A igreja matriz e o Hospital Dom Joaquim, no Centro da cidade, foram extremamente afetados. Imagens dos fortes ventos:
Tornado causa danos em hospital
Na unidade hospitalar de Sombrio, durante o fim de semana, todos os pacientes foram transferidos para hospitais próximos e as cirurgias foram canceladas. Além disso, um mutirão realizou a primeira limpeza e as pequenas manutenções com o intuito de tentar recuperar documentos, computadores, equipamentos e móveis.
“Chovia dentro igual como se fosse na rua. Danificou muito a parte elétrica, instalações, circuitos, queimaram vários equipamentos devido à descarga elétrica que teve por conta da chuva e do vento que destelhou toda a estrutura”, destaca a diretora-geral do Hospital Dom Joaquim, Mariele Dossoler.
Apenas no mês de novembro, foram cinco tornados confirmados pela Defesa Civil em Santa Catarina. O primeiro ocorreu no dia 6, em Cunha Porã (Oeste), o segundo, no dia 11, em Tubarão, no Litoral Sul, o terceiro, no dia 16, em Itá (Meio-Oeste), e o quarto, no dia 18, em Urupema, no Planalto Sul.
Em Praia Grande, idoso está desaparecido
Um idoso, de 70 anos, está desaparecido em Praia Grande, também no Sul de Santa Catarina. A casa do morador foi arrastada por uma enxurrada no último sábado (18) e, desde então, o Corpo de Bombeiros busca a vítima na comunidade de Rio do Boi.
No domingo (19), a guarnição dos bombeiros, durante o trabalho de busca pelo idoso, identificou ilhas de resíduos em que foram localizados alguns pertences do morador.
Na segunda-feira, o Corpo de Bombeiros fez uma varredura com um cão cerca de dois quilômetros perto do local em que a vítima residia. Houve dois pontos de mudança de comportamento do animal, mas o solo estava muito compactado. Conforme a guarnição, seria impossível qualquer intervenção sem o uso de máquinas.
O que são supercélulas?
As supercélulas são fortes tempestades que apresentam rotação – ingrediente essencial para a formação de um tornado. Elas possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de árvores e problemas na rede elétrica.
Por meio da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota.
Fonte: ND+