Campo Mourão entre as grandes cidades do Paraná em ambientes de inovação
Campo Mourão aparece em 5º lugar no Estado entre as cidades com mais ambientes de inovação. As quatro primeiras são Curitiba, Londrina, Maringá e Guarapuava. “Se considerarmos a proporção populacional ficamos na frente das quatro primeiras”, analisa o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Os dados estão numa lista do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec) e foram publicados pelo jornal Valor Econômico. A publicação cita que os ecossistemas de apoio a ciência, tecnologia e empreendedorismo estão pulverizados em todas as regiões do Paraná.
A lista do Separtec traz 188 ambientes de inovação credenciados em 42 cidades que estão aptos a receber recursos financeiros e incentivos fiscais, mediante projetos consistentes. Com 9 ambientes de inovação, a Campo Mourão aparece à frente de cidades maiores, como Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.
Segundo o secretário executivo do Separtec, José Maurino Oliveira Martins, o entrosamento entre os atores sociais é fundamental para o sucesso desses ambientes. O edital do governo do Estado considerou dois requisitos mínimos para caracterizá-los: governança e sinergia entre participantes.
Em 2023 o ecossistema de inovação de Campo Mourão foi apresentado na maior Feira sobre cidades inteligentes do mundo, na edição de Curitiba. Recentemente teve o seu maior reconhecimento, como semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).