10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em outubro de 2023 [fotos]
A venda de carros eletrificados no Brasil continua crescendo mês a mês e, em outubro de 2023, estabeleceu um novo recorde no país, segundo números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo órgão, foram emplacadas 9.537 unidades no total, somando-se os carros elétricos puros (BEVs), os híbridos leves (HEVs) e os híbridos plug-in (PHEVs).
O crescimento em relação a setembro foi de 13%, mas, no comparativo com outubro de 2022, bateu impressionantes 114% de alta. De janeiro a outubro deste ano, já foram emplacados 67.047 carros eletrificados, 73% a mais que no mesmo período de 2022.
BYD Dolphin segue na ponta do ranking de carros elétricos mais vendidos do país com larga vantagem sobre os rivais (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
BYD Dolphin mantém ponta
No recorte exclusivo para os carros elétricos puros, o líder do ranking foi, mais uma vez, o BYD Dolphin. O compacto da montadora chinesa vendeu mais do que os outros 9 integrantes do top 10 somados, teve um desempenho melhor do que o registrado em setembro e fechou outubro com 1.366 unidades vendidas (ante 1.036 do período anterior).
O segundo entre os 10 carros elétricos mais vendidos do Brasil em outubro de 2023 também é da BYD. O Yuan Plus registrou 215 emplacamentos e deixou para trás três modelos premium que fecharam o top 5: Volvo XC40, Volvo C40 e BMW iX1.
Na segunda metade da tabela, destaque para a presença de mais um modelo da BYD, o Tan, SUV premium que inaugurou a “dinastia” da marca no país, e de dois modelos recém-chegados ao nosso mercado: o Renault Megane E-Tech e o Audi Q8 e-tron.