
Municípios mais afetados são Maringá, Sarandi e Inajá
O temporal que atingiu o Norte e Noroeste do Paraná no sábado (07) deixou diversos danos.
De acordo com as informações, com as fortes rajadas de ventos e grande incidência de descargas atmosféricas, as chuvas provocaram diversos estragos. Telhas foram arrancadas, além de postes e árvores derrubados pelas cidades.
Nas imagens divulgadas nas redes sócias, é possível ver o vento forte e a grande quantidade de chuva em Maringá, onde Defesa Civil Municipal, o 5º Grupamento de Bombeiros e a Guarda Municipal atenderam 165 residências com lonas de apoio para moradores com casas destelhadas, até o momento.
Além disso, dois adultos sofreram ferimentos leves após telhas caírem e foram encaminhados para atendimento médico.
De acordo com a Defesa Civil, a região norte da cidade – que contempla os bairros Jardim Alvorada, Vila Esperança, Vila Liberdade e Conjunto Residencial Branca – foi a mais atingida.
Em nota, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) informou que ao todo, 45 equipes trabalham para o restabelecimento da energia em Maringá. Neste domingo (08), mais 20 equipes de reforço vindas de Curitiba, Cianorte, Cascavel, Ubiratã, Umuarama, Altônia, Loanda e Paranavaí trabalharão para restabelecer a energia na cidade.
Com os problemas na distribuição de energia elétrica, a estação da Sanepar também foi afetada, prejudicando o abastecimento de água na cidade. Segundo a companhia, os reservatórios já estavam com níveis baixos devido ao calor durante o dia e o fornecimento de água estará prejudicado neste domingo (08). A Sanepar orienta que a população utilize a água com racionalidade.
No momento, 44 mil consumidores estão sem energia em ambas as regiões. Os municípios mais afetados são Maringá, Sarandi e Inajá. O Noroeste contabiliza os danos mais graves devido ao temporal. Até agora foram registrados 90 postes quebrados na região.
Ao todo, os profissionais trabalham para atender a 1,9 mil serviços emergenciais cadastrados no sistema da companhia devido aos estragos.
O trabalho vai continuar ao longo da tarde e da noite de hoje.