Pelo menos 22 pessoas morrem após tiroteios no Maine, nos Estados Unidos [vídeo]
Ataques aconteceram em um restaurante e em uma pista de boliche
Pelo menos 22 pessoas morreram em dois tiroteios em Lewiston, no Maine, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (25), de acordo com várias fontes policiais.
Os tiroteios aconteceram em um restaurante e em uma pista de boliche. Entre 50 e 60 pessoas ficaram feridas, segundo informações iniciais.
Inicialmente, a polícia acredita que o ataque tenha sido cometido por Robert Card. Ele foi considerado “como uma pessoa de interesse em relação ao tiroteio” e continua foragido, segundo o Gabinete do Xerife do Condado de Androscoggin.
“Estamos encorajando todas as empresas a fecharem enquanto investigamos”, disse o gabinete.
A Polícia Estadual do Maine pediu para que a população “fique dentro de casa com as portas trancadas”. “Se você vir qualquer atividade ou indivíduo suspeito, ligue”.
Veículo ligado ao tiroteio
O veículo que pode ter sido utilizado pelo atirador foi localizado em Lisbon, no Maine, de acordo com Mike Sauschuck, comissário do Departamento de Segurança Pública.
Lisbon fica a cerca de 13 quilômetros a sudeste da cidade de Lewiston.
Os residentes do local foram instruídos a se abrigar enquanto continuam as buscas pelo atirador.
Fuga em meio a tiroteio
Imagens compartilhadas com a CNN mostra a cena de um dos tiroteios.
A moradora Nichoel Wyman Arel estava dirigindo quando viu uma grande presença policial do lado de fora da Sparetime Recreation, uma pista de boliche local.
Arel gravou um vídeo da cena que mostra pessoas fugindo da pista de boliche.
Segunda maior cidade
Lewiston fica a cerca de 57 quilômetros ao norte de Portland e é a segunda maior cidade do estado.
Autoridades da cidade vizinha de Auburn também “pediram fortemente” aos residentes para se abrigarem em razão dos tiroteios, de acordo com uma postagem no X, antigo Twitter. Auburn fica a menos de 3 quilômetros a oeste de Lewiston.
O FBI ofereceu agentes e recursos às autoridades locais, disse um porta-voz do escritório de campo de Boston à CNN.
A governadora do Maine, Janet Mills, disse na noite de hoje que foi informada sobre a situação.
“Peço a todas as pessoas na área que sigam as orientações da fiscalização estadual e local. Continuarei monitorando a situação e mantendo contato próximo com as autoridades de segurança pública”, disse a governadora.
Biden informado sobre tiroteio
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre o que se sabe até agora sobre o tiroteio.
Ele continuará recebendo atualizações, de acordo com a Casa Branca.
Prefeito diz que está “com o coração partido por nossa cidade e nosso povo”
O prefeito de Lewiston, Carl Sheline, disse que está “com o coração partido por nossa cidade e nosso povo”. “Lewiston é conhecido por nossa força e coragem e precisaremos de ambos nos próximos dias”, disse Sheline em comunicado divulgado à CNN na quarta-feira.
O prefeito pediu aos moradores que “seguissem todas as orientações recomendadas e ficassem em casa”, acrescentando que a cidade está atualmente sob uma ordem de isolamento social. “É fundamental priorizar a sua segurança e a segurança das pessoas ao seu redor”, explicou Sheline.
Atirador identificado
O Departamento de Polícia de Lewiston, em Maine, divulgou a identidade do atirador procurado nos Estados Unidos (EUA) pela morte de pelo menos 22 pessoas — outras 60 ficaram feridas — nessa quarta-feira (25/10). Em publicação no Facebook, as autoridades divulgaram que o homem se chama Robert Card, 40 anos. O post foi feito às 23h50 do horário de Brasília, em meio a boatos de que ele teria sido capturado, não confirmados até a publicação desta reportagem.