Notícias

Inscrições para o Prêmio C. Mourão Sustentável encerram nesta sexta (27)

O prêmio é organizado pelo Codecam e a Acicam

Reconhecer e premiar projetos, iniciativas e/ou ações para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizadas por pessoas físicas, organizações com ou sem fins lucrativos e empresas, governos e instituições de ensino, pesquisa e extensão, que tenham impacto local. Esse é o objetivo do Prêmio “Campo Mourão Sustentável/2023”, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e a Associação Comercial e Industrial (Acicam).

As inscrições encerram-se nesta sexta-feira (27/10) e os projetos, iniciativas e/ou ações inscritas devem atingir pelo menos um dos 17 ODS. O vencedor de cada subcategoria receberá o troféu Campo Mourão Sustentável 2023 e o Selo Campo Mourão Sustentável 2023.

Os organizadores ressaltam que na avaliação serão considerados os impactos e resultados alcançados no período de setembro de 2022 a setembro de 2023. Os vencedores de cada uma das cinco categorias serão anunciados e premiados durante o IV Seminário de Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Local: A Importância dos Conselhos no Desenvolvimento Sustentável, no dia 10 de novembro de 2023, às 13h30min, no Auditório da Calvary Campo.

O Prêmio Campo Mourão Sustentável 2023 é apoiado pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Calvary Impact Hub e o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão (IPPLANCM).

ODS

Os projetos, iniciativas e/ou ações inscritos ao prêmio devem estar em consonância com pelo menos um dos ODS:

  • 1) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
  • 2) Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • 3) Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  • 4) Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  • 5) Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  • 6) Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
  • 7) Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;
  • 8) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
  • 9) Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
  • 10) Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles;
  • 11) Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  • 12) Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
  • 13) Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
  • 14) Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  • 15) Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade;
  • 16) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e
  • 17) Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Categorias

O prêmio contempla cinco categorias: governos, organizações com fins lucrativos e empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de pessoas físicas ou MEI’s. Podem se candidatar pessoas físicas ou jurídicas que tenham desenvolvido projetos, iniciativas e/ou ações, que estejam posicionadas segundo os princípios da sustentabilidade, visando o alcance dos ODS, a conservação do meio ambiente, a promoção da justiça social e/ou o desenvolvimento econômico.

Todos os inscritos receberão certificado de participação. Já os finalistas também receberão um troféu. O vencedor de cada categoria receberá ainda o Selo Campo Mourão Sustentável.

A Comissão Avaliadora será composta por especialistas e profissionais: dois profissionais do setor das organizações da sociedade civil organizada, um profissional do governo municipal, um profissional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, (públicas ou privadas) e um profissional do setor privado.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios