Como guardar os cobertores e edredons do jeito certo
Com o fim do inverno, já tem gente abrindo mão dos cobertores e edredons na hora de dormir
As cobertas mais pesadas dão lugar a lençóis mais finos, e os cobertores e edredons vão ficar no armário por alguns meses. Para guardar essas peças, é importante tomar alguns cuidados para aumentar a vida útil dos itens, além de arrumar do jeito certo para que eles ocupem menos espaço.
Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec, dá algumas dicas para guardar cobertores e edredons da maneira correta
Dicas para guardar cobertores e edredons
- Lave as cobertas, os edredons e as mantas antes de guardar
Depois de serem usados por mais de três meses, os resíduos de suor, poeira e outras partículas de sujeira deixam cobertores e edredons propensos a ácaros e fungos.
Por isso, é importante guardar cobertores e edredons lavados, também para aumentar a vida útil dessas peças.
- Proteja os cobertores antes de guardar
Outro ponto importante é proteger os cobertores e outras roupas de cama de frio, seja com embalagens próprias ou feitas de TNT. Além de evitar possíveis danos aos edredons, também protege contra o acúmulo de sujeira.
Uma dica importante é evitar as embalagens de plástico porque elas impedem a circulação de ar adequada – ambiente propício à proliferação de fungos e condição ‘ideal’ para que a coberta fique com mal cheiro.
- Escolha bem o local para guardar as cobertas
Antes de guardar os cobertores e edredons, o ideal é higienizar os locais onde eles ficam guardados. Por estarem sem uso por alguns meses, pode haver pontos de mofo ou umidade.
“Algumas alternativas são baús de cama, em cima de armários, em gavetas das extremidades do móvel, que geralmente não são frequentemente acessadas, entre outros”, explica Marinês.
É importante que o local seja limpo de forma periódica, com uma manutenção mensal, e que as cobertas sejam colocadas ao ar livre, evitando o mau cheiro e o acúmulo de poeira.
Guardar cobertas e edredons do jeito certo
Marinês reforça que, além de conservar a aparência e vida útil de cobertores e edredons, a limpeza e armazenamento correto dessas peças também garante boa saúde respiratória para as famílias.
“Durante o sono, é natural a eliminação de suor, saliva, caspa e células mortas da pele. Essa combinação torna edredons e cobertores um local ideal para o desenvolvimento de uma série de germes, como bactérias, fungos, vírus e principalmente ácaros que podem trazer algum transtorno para a saúde”, explica.
“Por isso, é importante que no início e no fim das estações mais frias, fazer a higienização dos cobertores, mantas e edredons antes de utilizá-los, visando o bem-estar dos moradores”, complementa.