Cientistas brasileiros registraram o fato durante uma trilha no Amazonas; cobra emitiu um som parecido com um grito
Cobra que fala?! Cientistas brasileiros registraram a primeira vocalização de uma serpente na América do Sul. A descoberta aconteceu no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Os pesquisadores são bolsistas dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
O registro aconteceu em 2021, durante uma trilha noturna, quando os pesquisadores filmaram uma papa-lesma – da espécie Dipsas catesbyi -, a uma altura de 40 centímetros do chão. Os bolsistas decidiram registrar os hábitos do comportamento que a serpente tem, mas ser manuseada na mão, a espécie emitiu um som, parecido com um grito, que foi registrado em vídeo e está disponibilizado pelo Projeto Suaçuboia. Assista:
Primeira vocalização de cobra na América do Sul
Após o registro, os cientistas imaginaram que pudesse ser o som de algum outro animal, mas após inúmeras pesquisas, a equipe chegou ao veredito de que realmente se tratava da primeira vocalização de uma serpente na América do Sul.
“Descobrir que uma cobra vocaliza é virar a herpetologia [estudo de anfíbios e répteis] na América do Sul de cabeça pra baixo!”, disse Igor Yuri, fundador do Projeto Suaçuboia e um dos cientistas que presenciou o registro.
Segundo o pesquisador, a repercussão está enorme. “A melhor parte é ver as pessoas achando fofo uma cobra, com todos os seus estigmas sociais, sendo bonitinha. Acho que além do valor científico gigante desta descoberta, o retorno por meio da educação ambiental é maravilhoso”, afirma.