Campo Mourão realiza Conferência Municipal de Cultura
Campo Mourão realizou, na noite de segunda-feira (30), a Conferência Municipal de Cultura, um espaço de participação e diálogo entre a sociedade civil e os representantes do governo.
O encontro, realizado na Biblioteca Pública Municipal, definiu políticas, programas e ações que moldarão o cenário cultural nos próximos anos, além de selecionar delegados para as plenárias das conferências estadual e nacional.
A conferência, que teve como tema central “Democracia e Direito à Cultura”, contou com atividades de discussão e elaboração de propostas para seis eixos temáticos, que englobam assuntos como legislação, participação social, patrimônio, diversidade cultural, economia criativa, linguagem digital, entre outros.
Os participantes se reuniram em seis grupos com os temas: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social Identidade; Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e Linguagens Digitais.
O ponto alto do encontro foi a apresentação das conclusões e propostas dos eixos temáticos.
Na ocasião, foram eleitos como delegados Ana Paula Soares Rola e Geovane Carneiro Rodrigues e suplentes Alexandre Casarin de Lima e Alana Bottega Lima, que representarão Campo Mourão na Conferência Estadual, que acontece em Foz do Iguaçu nos dias 4 e 5 de dezembro, onde serão eleitos os delegados paranaenses para a Conferência Nacional, que será realizada nos dias 4 a 8 de março de 2024, em Brasília.