Associação Sou Arte leva espetáculo gratuito a 3 municípios em setembro
“Imaginópolis” será apresentado em Goioerê, Campo Mourão e Marialva
Com 17 anos “de estrada”, a Associação Sou Arte (ASA), sediada em Campo Mourão, apresenta o espetáculo “Imaginópolis” em três cidades paranaenses nesta primeira quinzena de setembro. A turnê, que incluiu as cidades de Goioerê, Campo Mourão e Marialva, acontece através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal (PRONAC nº 203505). O patrocínio é da empresa Planti Center e da Fomento Paraná, tendo ainda o apoio das prefeituras dos três municípios.
A produção é voltada sobretudo às crianças e adolescentes. O espetáculo agrega elementos de circo, teatro, dança, música e poesia. “Encantar e surpreender os espectadores com uma história de aventura, onde o tema central é a leitura e a imaginação, é o objetivo”, explica Fábio Santos, Coordenador Executivo da Associação Sou Arte e ator do espetáculo.
Adianta ainda que “Imaginópolis” revela um mundo mágico e encantador “que irá despertar no público o interesse, curiosidade e reflexão sobre a importância da inserção da leitura desde os primeiros anos de vida da criança”, finaliza. Trata-se de um projeto totalmente gratuito à população, pensado de forma que abranja um grande número de público, em especial as crianças da rede escolar e suas famílias. Daí as apresentações em locais abertos, como praças e ginásios de esportes.
Agenda
Data: 11 de setembro – Segunda- feira
Cidade: Goioerê
Local: Ginásio de Esportes 10 de agosto
Horário: 14h
Data: 12 de setembro – Terça-feira
Cidade: Campo Mourão
Local: Praça São José
Horário: 14h
Data: 13 de setembro – Quarta-feira
Cidade: Marialva
Local: Ginásio de Esportes José Gomes Colhado
Horário: 14h
Objetivos
Apresentar um espetáculo lúdico, dinâmico, colorido, reflexivo e que seja atrativo, levando conhecimento, informação e diversão para o público infantil. Esse é um dos objetivos estabelecidos no projeto. Também visa despertar o interesse de crianças, jovens e à prática de leitura, mostrando que ela pode ser divertida, mostrando os resultados positivos que o ato de ler traz.
Outro objetivo é levar informação e reflexão ao público utilizando a arte como ferramenta, mostrando que constitui-se em um meio de levar conteúdos importantes, de forma leve e de fácil entendimento. Enfim, a arte é uma forma atrativa e divertida de abordar alguns temas importantes.
Mais dois objetivos são elencados no projeto: a) Valorizar a literatura por meio de um espetáculo que traz a poesia, música e a magia de um mundo encantado, mostrando como essas linguagens estão intimamente ligadas e se complementam; b) Promover no público atendido o interesse em consumir produtos culturais, oportunizando-os o acesso a um espetáculo de qualidade técnica e artística, de forma gratuita.
Tecnologia
A Associação Sou Arte, executora do projeto, enfatiza que o atual avanço da tecnologia trouxe uma forma diferente das pessoas se comunicarem, obterem conhecimento e compartilharem informações. Um mundo virtual, cheio de atrativos disponíveis a qualquer momento na palma da mão, abrindo um mundo de assuntos, uma diversidade de possibilidade de contato com as pessoas em tempo real. As informações e decisões estão mais intensas, rápidas e imediatas. As facilidades propiciadas por toda essa tecnologia vem para completar a vida agitada e corrida do mundo atual.
“Não se pode negar que toda essa modernidade agrega e facilita a vida de todos, mas isso também levou alguns velhos hábitos saudáveis para segundo plano. Por exemplo, o hábito de ler, não em telas de computador ou celulares, mas a leitura de um bom livro. A leitura está deixando de ser uma atividade interessante entre a população”, alerta Fábio santos.
Para estimular que as crianças continuem a consumir bons livros, a orientação é no sentido que o hábito comece a ser cultivado em casa, com a família estimulando a prática, adquirindo livros e lendo em junto com a criança. Em segundo plano, na escola, com a orientação dos professores.
A apresentação do espetáculo “Imaginópolis” demonstra ao público, de maneira lúdica, que ler é uma atividade que não deve ser associada somente a planos e tarefas escolares. Mostra que a leitura pode tornar-se um hobby prazeroso e divertido, levando os leitores a conhecer e experimentar lugares e culturas diferentes, bem como participar de uma história contada por outra pessoa, desenvolvendo a imaginação e criatividade dos leitores em todas as faixas etárias.