“Trajetórias Empreendedoras”, dia 17, no Sesc Campo Mourão
Em comemoração ao transcurso do Dia Nacional da Mulher Empresária, o Sesc de Campo Mourão sediará na próxima semana a realização do Painel “Trajetórias Empreendedoras”. Será no dia 17, a partir das 19 horas, com a participação especial de três empresárias mourãoenses de destaque: Daiany Iba (Maday Pizza Bar), Luciana Kaiser (Ki Sabor Alimentos) e Margarete Grassi (Bella Face Cosméticos).
A promoção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindiempresarial), Sistema Fecomércio Sesc Senac e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg).
O Dia Nacional da Mulher Empresária foi instituído neste ano, através da Lei 14.545. Ressalta a lei que mulher empresária é “aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. O projeto instituindo a data foi apresentado pela deputada federal licenciada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que atualmente é secretária de Saúde de Santa Catarina. A aprovação do projeto de lei no Senado Federal aconteceu no dia 7 de marco, com a sanção pelo Poder Executivo em abril.
Carmen Zanotto explica que a criação do Dia Nacional da Mulher Empresária teve por objetivo sensibilizar a população para o tema e eliminar barreiras que limitam a trajetória empreendedora das mulheres. Destaca ainda que nas últimas décadas houve um aumento da presença de mulheres no mercado de trabalho, mas alertou: o papel socialmente atribuído a elas, de mães e responsáveis por tarefas domésticas, constitui um obstáculo para o sucesso. “Precisamos de ações de empoderamento das mulheres e de sensibilização de seus cônjuges e familiares, com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de relações mais igualitárias e respeitosas”, acentua Zanotto.
Durante a apreciação do projeto, a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) salientou que a criação da data contribui para dar visibilidade à importância das mulheres. “Apesar de a gente ser a maioria do povo brasileiro, ainda somos minorias nesses itens. Isso é uma maneira de a gente mostrar ao país que as mulheres são responsáveis por quase 50% das famílias brasileiras. Então, estimular as mulheres a formar suas empresas é importante, é uma maneira de mostrar que são capazes. Infelizmente, nos locais de poder decisivos a gente ainda é minoria”, enfatizou a senadora, que foi a relatora da proposta.
A data de 17 de agosto foi escolhida por coincidir com o Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina.