Notícias

Jogos digitais de quebra-cabeças melhoram memória de idosos, diz estudo

Anda meio esquecido? Então comece a jogar jogos digitais de quebra-cabeça. Uma pesquisa revela que eles melhoraram a memória e concentração, especialmente em idosos.

Pesquisadores da Universidade De York, no Reino Unido descobriram que simples joguinhos podem ajudar com isso.

Fiona McNab, do Departamento de Psicologia da Universidade, disse que muitas pesquisas focam em jogos de ação, acreditando que o reflexo mais rápido pode ser benéfico. Porém, o que se mostrou muito eficaz foram jogos que estimulam a memória, planejamento e resolução de problemas.

Jogos digitais que melhoram a memória

A memória de trabalho atinge o pico no intervalo entre 20 e 30 anos. Depois, a capacidade de lembrar de coisas vai diminuindo. Focado nisso, e buscando entender como esse processo acontece, os pesquisadores de York analisaram impactos de diferentes tipos de estimulação mental.

Fiona e a equipe, testaram diferentes tipos de jogos como, ação, estratégia e quebra-cabeça, em pessoas de diferentes idades.

Qual o melhor?

Os resultados foram interessantes, com uma gama de jogos a serem testados, além de um experimento totalmente digital que exigia que os participantes memorizem imagens enquanto se distraíam.

“Geralmente as pessoas têm uma boa capacidade de ignorar distrações irrelevantes, algo que chamamos de ‘codificação da distração’. Seria de esperar, por exemplo, que uma pessoa pudesse memorizar o nome de uma rua enquanto é distraída por uma criança ou um cachorro”, explicou Joe Cutting, professor do Departamento de Ciência da Computação de York.

Entre os jogos digitais que mais auxiliaram a memória em idosos, estão os de quebra cabeça. Idosos que, durante o estudo fizeram uso desse tipo de entretenimento, apresentaram capacidades mentais de um jovem de 20 anos.

Já aqueles, mais velhos, que só jogaram jogos de estratégia, tiveram maior dificuldade em lembrar elementos memorizados enquanto estavam distraídos.

Jogos de Ação

A pesquisa mostrou também que jogos de ação não são tão positivos para a concentração como o meio acadêmico pensa.

“Em vez disso, parece ser os elementos de estratégia dos jogos que estimulam uma melhor memória e atenção nos jovens”, disse Fiona.

Nos mais velhos, os games de estratégia não mostraram um resultado positivo, mas, segundo a pesquisa, é preciso mais pesquisas na área para entender o porque isso acontece.

“Ainda não podemos descartar que os jogos de estratégia jogados por pessoas mais velhas não sejam tão difíceis quanto os jogos jogados por pessoas mais jovens e que o nível de desafio possa ser importante na melhoria da memória”, explicou.

Para o futuro, a equipe de York quer entender melhor a forma como o cérebro armazena informações à medida que as pessoas envelhecem e porque essa diferença de impacto de jogos existe.

Via: Só Notícia Boa (com informações de Universidade de York)

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios