Notícias

Fundação Cultural restaura tela do bispo Dom Eliseu

Além da completa reforma do prédio do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, a Fundação Cultural de Campo Mourão possibilitou a restauração da tela representando o primeiro bispo de Campo Mourão, Dom Eliseu Simões Mendes.

Doada ao Museu Municipal em 1980, juntamente com outras peças utilizadas pelo primeiro bispo, a tela nunca havia passado por um processo de restauração. Este também marca o primeiro trabalho de restauração profissional em uma obra de arte do acervo artístico da Fundação Cultural.

A restauração foi realizada por Neli Marchezan, uma restauradora residente em Maringá. A pintura apresentava diversos danos, incluindo sujeira, perfurações e craquelamento. A obra, criada em 1962, na Itália, pelo artista Giulio Masseroni (1900-1980), foi encomendada durante a estada de Dom Eliseu em Roma, após sua participação em um evento da Igreja Católica.

“Estamos satisfeitos em devolver à comunidade uma obra de arte de grande relevância para a história de Campo Mourão. Além de retratar o primeiro bispo, cujo nome também é honrado na Estação da Luz, valorizamos o trabalho de um renomado artista plástico italiano”, afirmou Roberto Cardoso, diretor-presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão.

Juntamente com o processo de restauro, a artista Neli Marchezan fez a doação de uma obra de sua autoria ao Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira. Essa peça, exibida em uma exposição em Maringá, retrata um indígena e será apresentada na sala dedicada aos povos originários no Museu.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios