Ecossistema de inovação de C. Mourão desperta interesse de instituições de ensino
O ecossistema de inovação de Campo Mourão, que envolve prefeitura, universidades, sociedade civil e instituições, desperta cada vez mais o interesse de instituições de ensino. O secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, tem feito apresentações das ações a convite dessas instituições.
Nesta semana, a exposição foi feita no Colégio Estadual de Campo Mourão para alunos do ensino médio. A mesma apresentação foi feita no Colégio Estadual Darci Costa, faculdades Integrado, Unespar, UTFPR e Unicampo, além do SESC, Tiro de Guerra, Ordem DeMolay além de outras cidades, como Unicentro em Irati, SENAC Umuarama, e Iguassu Valley em Foz do Iguaçu.
A partir de 2017, a administração municipal começou a oferecer uma série de serviços para inovar e facilitar o atendimento ao cidadão. Hoje a maioria dos serviços podem ser acessados sem necessidade de ir até as repartições públicas. Um bom exemplo é o atendimento via whatsapp da Casa do Empreendedor, um dos primeiros implantados ainda durante a pandemia no Estado.
Em 2023 o ecossistema de inovação foi apresentado na versão brasileira da maior feira sobre cidades inteligentes do mundo, em Curitiba. A gestão inovadora e colaborativa e incentivo ao empreendedorismo tecnológico, com destaque para as startups, colocaram o município em 2º lugar no Estado em cidades de até 100 mil habitantes.
Nas palestras o secretário apresenta o “Lado B” de Campo Mourão, ainda pouco conhecido do grande público, como o potencial econômico de empresas instaladas na cidade, como a maior fabricante de etiquetas RFID da América Latina, a maior fabricante de autoclaves do país, empresa líder mundial de produtos para pacientes renais, melhor incubadora de empresas do país, entre outras.
Outro destaque é o Empreende Week, que Campo Mourão realiza desde 2017. Trata-se do maior evento de ciência, tecnologia, inovação, negócios e empreendedorismo do centro oeste do Paraná. A parceria envolve o Sebrae, Fundação Educere, Sindimetal e UTFPR. Junto é realizada a Maratona de Programação da Nasa. Milhares de pessoas visitam o evento, repleto de inovação e soluções tecnológicas, celeiro de novas startups, atração de investimentos e envolvimento das universidades. O ecossistema de inovação de Campo Mourão hoje é semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação – PNI (o mais importante do país), realizado pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI).