Notícias

Vivo foi a melhor operadora de internet fixa no último ano, aponta pesquisa

A Vivo entregou as melhores velocidades de internet fixa do Brasil entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023. Os resultados foram divulgados pelo Barômetro das conexões de Internet fixa no Brasil, um levantamento feito pela empresa especializada nPerf.

De acordo com os resultados, a empresa foi capaz de fornecer uma velocidade média de download de 225,5 Mbps, bem superior às suas principais concorrentes. Para efeito de comparação, a Claro ficou com 184,22 Mbps, enquanto a Oi chegou a 148,84 Mbps.

Nos testes de upload, a Vivo permaneceu à frente com 124,11 Mbps de média. Contudo, neste caso a Oi desempenhou melhor que a Claro, com 94,13 e 47,62 Mbps, respectivamente.

A Vivo também mostrou superioridade no teste de latência, que mede o atraso entre o envio e recebimento de informações dos dispositivos para o servidor. Foram 16,27 ms marcados de média, contra 27,91 e 40,69 ms de Claro e Oi.

Desta forma, a Vivo atingiu 160.595 pontos na avaliação do nPerf, que traz uma metodologia própria para medir a qualidade das conexões com base em uma série de testes. A Claro ficou em segundo com 140.142 pontos, seguida de perto pela Oi com 135.072 pontos.

Teste de velocidade de internet pode ser realizado por meio da plataforma nPerf (Imagem: Captura de tela/Vinicius Moschen)
Teste de velocidade de internet pode ser realizado por meio da plataforma nPerf (Imagem: Captura de tela/Vinicius Moschen)

O relatório foi feito com base em dados registrados apenas com as três maiores provedoras de internet do país, em um total de 1.737.990 testes realizados em território nacional. De acordo com a própria plataforma nPerf, trata-se da maior amostra do Brasil em estudos deste gênero.

A divisão da quantidade de testes de conexão por operadora é a seguinte:

  • Vivo: 58,89%
  • Claro: 31,78%
  • Oi: 9,33%

É possível realizar avaliações e participar dos próximos relatórios apenas acessando a plataforma. Contudo, há mecanismos que evitam manipulações de resultados ou usos abusivos, e os testes feitos com redes móveis são excluídos dessa pesquisa em específico.

Via: CanalTech (com nPerf)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios