Notícias

Projetos desenvolvidos em C. Mourão são apresentados em Congresso Nacional de Saúde Pública

Iniciativas foram selecionadas para a Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS”

Campo Mourão está representada no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado nesta semana em Goiânia (GO). A Secretária Municipal de Saúde, Camila Corchak e o ex-secretário da pasta e atual Coordenador Geral do Município, Sérgio Henrique dos Santos, apresentaram os projetos “Protocolo do Processo de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde” e “Centro de Especialidades no Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (AMPARA)”.

As ações desenvolvidas em Campo Mourão estão entre as 500 experiências exitosas selecionadas para a Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS”, que integra a programação do congresso e vai premiar as melhores iniciativas.

“Representar a prefeitura de Campo Mourão, através da Secretaria de Saúde, e a nossa equipe de profissionais é sensacional, uma experiência única. Fiquei muito honrada em poder participar deste momento histórico para a saúde do município e poder mostrar o quão valioso é o nosso trabalho”, destacou a secretária, Camila Corchak.

Para o Coordenador Geral do município, Sérgio Henrique dos Santos, a participação no CONASEMS é satisfatório. “Saber que um projeto nosso de atendimento ao autista, criado em 2022, é considerado inovador no SUS a ponto de ser selecionado para este congresso nacional, é motivo de muito orgulho. A apresentação do projeto reuniu pessoas de várias cidades do país, que estavam atentas ao que estávamos mostrando, porque prestar esse tipo de assistência é uma necessidade em todo o país. Estamos conseguindo implantar uma mudança de cenário em Campo Mourão e, sem dúvidas, muitas dessas pessoas vão se inspirar nessa iniciativa e levá-la para diferentes regiões do Brasil,” explicou Santos.

Os projetos mourãoenses foram selecionados durante a Mostra Regional “Experiências Exitosas no SUS”, promovida pelo Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da 11ª Região de Saúde (CRESEMS), em maio na cidade de Mamborê.

Os projetos

O Protocolo do Processo de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde é um projeto de capacitação elaborado por uma equipe de enfermeiros e agentes comunitários de Saúde da Atenção Básica para nortear as atividades diárias. A iniciativa possibilitou melhora na qualidade e aumento significativo no número de visitas domiciliares realizadas e registradas no sistema de informação do paciente.

Já o AMPARA é uma clínica implantada em abril de 2022, estruturada para o acompanhamento gratuito da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), bem como da família. Campo Mourão é uma das poucas cidades do Paraná que oferecem esse tipo de serviço público, que em um ano já atende mais de 80 pacientes e familiares. Antes de ser instalado, esse atendimento era feito por convênios com clínicas particulares e na APAE.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios