NotíciasVídeos

No RS, vento ganha muita força nesta quinta com ciclone atipicamente intenso [vídeos]

Rajadas de vento forte atingirão uma área muito maior que o habitual e serão muito intensas em diversas cidades com danos e transtornos

O primeiro dia da atuação do ciclone no estado nesta quarta, quando o sistema se formou sobre o Rio Grande do Sul, foi marcado por chuva volumosa e tempestades severas de granizo e vento. Milhares de casas tiveram danos por granizo, especialmente em Sobradinho, e vendavais deixaram destruição depois no Noroeste.

Na madrugada, o ingresso de ar quente a partir do Norte organizou frente quente na Metade Norte com granizo em diversas cidades. Em algumas, as pedras foram grandes. À tarde, com o ciclone se intensificando sobre o estado, poderosa linha de instabilidade de quase mil quilômetros de extensão se organizou do Rio Grande do Sul até o Paraguai.

Esta impressionante linha de instabilidade acabou produzindo vendavais e alguns violentos por onda passava, tal como se viu no ciclone bomba de 2020 que teve uma situação bastante semelhante. Várias cidades do Noroeste gaúcho tiveram danos.

Vento destrutivo de curta duração, de segundos ou minutos, como é comum em temporal. Nesta quinta, o vento não é de temporal. É de circulação ciclônica, em que as rajadas fortes a intensas duram horas seguidas.

No começo da noite desta quarta, os ventos ciclônicos começavam a ser sentidos no estado, inicialmente pelo Sul, a Campanha e o Oeste. Até 19h, as rajadas já atingiam 76 km/h em Bagé, 71 km/h em Dom Pedrito e 70 km/h no Chuí.

Diferentemente da maioria dos ciclones em que o vento intenso se concentra no Sul e no Leste do estado, o vento nesta quinta será forte a intenso em grande parte do estado com rajadas de 60 km/h a 90 km/h na maior parte dos municípios, o que trará enorme impacto no setor elétrico. Cidades do Centro, da Campanha, do Oeste e do Norte do estado terão rajadas de 70 a 90 km/h. No Sul gaúcho, em muitos pontos, de 80 a 100 km/h e isoladamente superiores.

Fonte: METSUL

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios