Notícias

Dia do Vira-lata: curiosidades sobre o cão mais amado do país

Neste dia especial, descubra alguns fatos sobre a personalidade e a saúde do animal sem raça definida, popularmente conhecido como “vira-lata”

Depois de liderar o ranking das raças de cachorro mais amadas do Brasil, conforme levantamento da DogHero, nada mais justo que os vira-latas tenham um dia para chamar de seu, não é mesmo? Por isso, hoje, dia 31 de julho, é comemorado o Dia do Vira-lata!

E essa fama não é à toa, viu? De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest, em 2019, 40% dos cachorros dos lares brasileiros eram sem raça definida (SRD). Sendo assim, a data comemorativa é também um lembrete para incentivar a adoção e valorização dos animais sem raças, como cães e gatos. 

Os gatinhos sem raça definida também integram o time dos "vira-latas"
Os gatinhos sem raça definida também integram o time dos “vira-latas”
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Afinal, quem são os vira-latas?

Segundo a médica-veterinária Farah de Andrade, os animais sem raça definida são, na verdade, mestiços, ou seja, provenientes da mistura de duas ou mais raças. Nisso, se enquadra tanto cães e gatos que não é mais possível identificar quais cruzamentos foram feitos, quanto as mesclagens propositais de duas raças, como no caso do “Labradoodle”, mistura de Labrador com Poodle. 

Ao ser misturado com o Labrador, o Poodle se torna "Labradoodle", um cão SRD
Ao ser misturado com o Labrador, o Poodle se torna “Labradoodle”, um cão SRD
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Curiosidades sobre os animais SRD

Que eles são amados e populares no Brasil, nós já sabemos, né? Mas para comemorar o Dia do Vira-Lata, a veterinária listou alguns fatos curiosos e importantes sobre a saúde e personalidade desses animais. Olha só:

  • Eles são mais resistentes às doenças genéticas: cães e gatos SRD vêm de uma mistura de genes e, quanto maior for, menor carga genética será herdada por eles. Assim, podem ser mais resistentes às doenças genéticas, mas isso não significa que são imunes a elas — nem as outras, portanto, consultas e vacinação são essenciais!
  • Apelido vem de uma realidade triste: o nome “vira-lata” foi dado devido ao comportamento desses animais nas ruas, onde costumam tomar ou virar latas de lixo para se alimentar e sobreviver;
  • Exclusividade no biotipo: as misturas das raças também influenciam na aparência física desses pets, fazendo com que cada um seja exclusivo;
  • Personalidade e contexto: assim como o físico, a personalidade também varia bastante de acordo com as raças envolvidas, porém, o contexto daquele animal também determinará seus comportamentos, viu? Cães e gatos abandonados ou que sofreram maus-tratos podem ficar traumatizados, assim como crescer ou ser acolhido por uma família amorosa impacta positivamente no jeito desses bichinhos.

E o mais importante: nesse Dia do Vira-lata, dê muito amor e cuidado ao seu!

Via: Portal Terra

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios