Dia do Comerciante comemorado com evento em Campo Mourão [FOTOS]
Um café da manhã que reuniu empresários do segmento e dirigentes de entidades empresariais de Campo Mourão marcou na semana passada, de forma antecipada, o transcurso do Dia do Comerciante, comemorado oficialmente neste domingo (16/7). A ação foi liderada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac, Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindiempresarial) e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg/Campo Mourão).
A data de caráter nacional é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços. Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.
O presidente do Sindiempresarial, Nelson Bizoto, ressalta que os empresários do setor “apesar dos problemas que afetam o desenvolvimento do país, afetando diretamente a economia, continuam empenhados em atender as demandas dos consumidores, a gerar empregos e a acreditar no Brasil. Trata-se de um setor estratégico para o país e também para a nossa cidade e região”, explica
Já o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, enaltece o papel dos comerciantes paranaenses: “No dia 16 de julho comemora-se o Dia do Comerciante, justa homenagem da sociedade brasileira aos empresários que impulsionam a economia, geram empregos e qualidade de vida para seus clientes, colaboradores, familiares e público em geral” destaca o líder empresarial. Ele observa ainda que o comércio é responsável por 63 por cento do PIB gerado no Paraná, garantindo quase três milhões de empregos. “A representação visível do desenvolvimento no nosso estado é feita pelo comércio, que merece um mês inteiro para homenagear seus guerreiros”, afirma.
O Sindiempresarial, sediado em Campo Mourão e que tem 24 municípios em sua base territorial, desenvolve várias ações em favor do comércio local e do Vale do Piquirivaí. Uma das ações de destaque, todos os anos, é a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do segmento. Através de parcerias com o Sistema Fecomércio, Sesc Senac oferece inúmeros serviços ao setor.
Origem
O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.
O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.
Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.