Notícias

Ambientalista resgata coruja e ela volta todos os dias para visitar

Um ambientalista teve uma grata surpresa depois de resgatar uma coruja que estava vivendo em um terreno abandonado: ela volta todos os dias para visitar ele!

O resgate de duas corujas da espécie Suindara foi feito por Samuel Maria, de Monte Alto (SP). O rapaz foi chamado para capturar dois filhotes que viviam na região, mas ele jamais imaginava que iria construir uma amizade diferente.

Samuel começou a alimentar as duas até que elas crescessem e retornassem para a natureza. Mas a Guardiã, apelido carinhoso dado a uma delas pelo ambientalista, decidiu que seu lugar era ali mesmo, perto de seu herói.

Amizade improvável

Era pra ser só mais um resgate feito por Samuel, que trabalha na área desde 2012.

Ao ser acionado por moradores, o ambientalista foi até um terreno da região e encontrou duas corujinhas sem nenhum ninho por perto.

“Eu fiquei com as duas e alimentava elas com ratos até crescerem e conseguirem voltar para a natureza”, disse.

Os bichinhos ficaram saudáveis, mas o comportamento e uma delas chamou a atenção.

“Com o passar do tempo uma delas resolveu partir, mas a outra volta todos os dias”, contou. Era Guardiã, que sai toda noite para procurar alimento e só volta na manhã do dia seguinte.

A coruja tem um lugarzinho preferido, o jardim da casa de Samuel, é ali que ela gosta de passar o tempo. Bem próximo daquele que a resgatou!

Pouca interação

Apesar de Guardiã não querer ficar longe do ambientalista, Samuel tenta não interagir muito, pois entende que o lugar da coruja é livre.

“Na verdade eu não deixo ela interagir muito comigo especialmente porque eu quero que ela volte para a natureza e não tenha tanto contato com o ser humano”, explicou.

Ele ainda acrescentou que não tenta pegar muito a coruja na mão, porque precisa que ela desenvolva o instinto selvagem característico do animal.

Se depender dela ela fica aí pra sempre, Samuel!

Além disso, o homem lembrou que se a pessoa não souber manusear o animal, pode se machucar ou acabar ferindo o bichinho. Fora que ter animais selvagens em casa, em muitos casos, é crime ambiental, tá?

Outras amizades

Com mais de dois mil salvamentos já realizados, Samuel disse que o trabalho com os animais é por amor.

“Faço isso por amor e porque não tem ninguém que faça isso nem em Monte Alto e nem na região. São os animais que o pessoal tem mais medo como cobra, aranha e pra mim eles merecem o mesmo respeito que o cachorro e gato”, comentou.

O ambientalista, que resgatou a coruja e agora ela volta para visitar, também já fez amizades com outros bichinhos como um tamanduá-bandeira, um filhote de urubu e uma arara-canindé. Alguns cresceram juntos e livres no sítio da família e quem se diverte é Arthur, filho de Samuel.

“São amizades que meu filho, principalmente, gosta muito. Ele me acompanha nessas aventuras Minha mãe que fica muito brava e com medo quando eu resgato alguma cobra”, brincou.

Apesar dos dois se darem muito bem, Samuel acha que a Guardiã não vai ficar por muito mais tempo ali. O homem explicou que ela é de uma espécie que gosta muito de fazer ninhos nas torres de igrejas e forros das casas.

A despedida pode até chegar, mas os momentos foram eternizados em fotos, vídeos e memórias afetivas que ele cria com esses animais.

Ana resgata animais de rua em Pombal (PB) e quer construir centro de castração

Ana resgata animais desde os 10 anos e hoje, aos 21, sonha em construir um centro de castração em Pombal (PB).

Ela ganhou o terreno e precisa de ajuda para construir o local. Estamos ajudando a Ana a realizar esse sonho.

Vamos ajudá-la a levantar a estrutura.

Doe pelo PIX [email protected] ou no site do Só Vaquinha Boa, clicando aqui

Samuel também já fez amizade com uma arara. Ele resgata animais silvestres desde 2012. Foto: Reprodução/Chicho Escolano (EPTV).

Via: Só Notícia Boa (com informações de Atanews)

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios