Notícias

73% das crianças vão melhor em matemática quando música é adicionada à lição

O poder da música! Um estudo comprovou que crianças têm um desempenho melhor em matemática quando a música é adicionada junto à lição para o aprendizado.

Impressiona o resultado: 73% dos alunos que tiveram aulas integradas, de matemática e música, conseguiram desempenho melhor do que aqueles que aprenderam os números sem qualquer tipo de intervenção musical.

Além de acalmar e deixar os alunos menos ansiosos, a música pode motivar ainda mais as crianças a gostarem desde cedo dos números. A pesquisa é da Antalya Belek University, na Turquia.

Integração fez bem

O estudo foi coordenado pela professora e pesquisadora Ayça Akin. Ela combinou 55 estudos de todo mundo, que totalizaram mais de 78 mil alunos, desde jardim de infância até estudantes universitários.

Ayça publicou os resultados na revista científica Educational Studies.

Para chegar aos dados que chegou, a pesquisadora incluiu três diferentes tipo de intervenções musicais:

  • Intervenções musicais padronizadas (onde crianças escutavam, ouviam e compunham música),
  • Intervenções musicais instrumentais (aulas que as crianças aprendem a trocar algum instrumento) e
  • Intervenções integradas música-matemática, em que a música e matemática se misturaram no aprendizado.

Todos os alunos eram submetidos a testes de matemática antes e depois de participar na intervenção e a mudança nos resultados eram comparados a de jovens que não participaram de nenhuma atividade integrada.

O uso da música, seja em aulas separadas ou como parte das aulas de matemática, ajudou os alunos a aprenderem muito mais.

“As aulas integradas tiveram o maior efeito, próximo de 73% dos alunos que tiveram aulas integradas melhoraram mais do que os alunos sem intervenção musical”, disse a pesquisadora em comunidade oficial.

Os resultados vão além, mostrando que 69% dos estudantes aprenderam algum instrumento musical, e 58% dos alunos que tiveram aulas normais de música foram capazes de melhorar seus conceitos básicos de matemática.

Aritmética

Um dado em específico chamou a atenção de Ayça, o aprendizado relaciona a aritmética, ramo da matemática que estuda operações numéricas, como subtração, soma, divisão e a multiplicação.

“A aritmética pode ser particularmente adequada para ser ensinada por meio da música, porque os conceitos básicos, como frações e proporções, também são fundamentais para o campo musical”, explicou Ayça.

Conexões entre matemática e música

Integrar matemática e música na lição para alunos, trouxe uma série de benefícios, e a pesquisadora defende que escolas e professores adotem o método.

“As aulas integradas podem ser especialmente eficazes porque permitem que os alunos criem conexões entre a matemática e a música, além de oferecerem oportunidades extras para explorar, interpretar e compreender os números”, disse.

Além disso, Ayça disse que ao tornar as aulas mais agradáveis, é possível reduzir a ansiedade que os alunos sentem em relação a essa área de aprendizado.

73% das crianças tiraram notas maiores depois que começaram a ter lições de música. Foto: Reprodução/Freepik.

Via: Só Notícia Boa (com informações de Eurekalert)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios