NotíciasVídeos

VÍDEO: Onça é flagrada atravessando rio a nado em SC

Família catarinense presenciou a cena quando pescava em rio do Meio-Oeste

Poderia parecer apenas história de pescador se Edecarlo Leite, morador de Joaçaba que fazia uma pescaria a lazer em família nesta quinta-feira (8), não tivesse sacado o celular a tempo para registrar imagens da cena: uma onça parda atravessava a nado o rio em que estavam, a poucos metros do barco.

— Ela passou bem calma pela água. Nós não nos assustamos, e ela também não, ficou bem tranquila — diz Leite, ao NSC Total, calculando que o imponente animal deveria ter cerca de dois metros.

O encontro ocorreu no rio Canoas, no Meio-Oeste de Santa Catarina, em uma mesma região que abriga o Parque Estadual Rio Canoas, com 1.133 hectares de Mata Atlântica conservada.

Animal passou a pouco metros do barco, segundo pescador (Foto: Edecarlo Leite/Arquivo pessoal)

A onça-parda, também conhecida no Brasil como leão-baio, tem distribuição por todo o continente americano, mas protagoniza encontros como o presenciado por Edecarlo cada vez mais raros.

A espécie, de nome científico Puma concolor, tem tido declínio populacional, por perda de habitat natural e por ser alvo de caça ilegal, embora apareça na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) com o status menos preocupante de risco de extinção.

Edecarlo diz que, após deixar o leito do rio, o animal se embrenhou na mata nativa, com a família toda no barco ainda sem acreditar na cena que havia acabado de presenciar.

— Era a coisa mais linda do mundo, foi uma emoção sem tamanho — diz o pescador, ainda maravilhado.

Veja vídeo do flagra da onça:

Via: NSC Total

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios