Lagartixa: Conheça a pequena ‘guardiã’ das residências
A lagartixa ajuda a livrar a casa de insetos perigosos que podem ameaçar a vida do ser humano; veja
A lagartixa é um pequeno animal que pode ser encontrado dentro das residências por todo o Brasil. Embora muitas pessoas tenham medo ou não gostem, esses animais estão diretamente ligados ao bem-estar e à segurança do lar.
Para entender melhor e conhecer o papel desta “guardiã dos lares”, o ND+ conversou com o biólogo e professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Selvino Neckel de Oliveira.
Lagartixa
Segundo Neckel, as lagartixas ou osgas são lagartos pertencentes à família Gekkonidae, e por isso em outros países são também chamadas de geckos (lagartixa, em inglês).
“Geralmente são animais que têm facilidade de escalar, andar pelas paredes, inclusive de vidro, e até andar na superfície de tetos graças às cerdas modificadas em suas patas que interagem com a superfície, criando uma força de atração, conhecida como força de Vand der Waals”.
Habitat natural da lagartixa
O biólogo conta que a maioria das espécies de geconídeos (pequenos lagartos) são encontradas na África. Inclusive a espécie que encontramos em nossas casas, a Hemidactylus mabuya, popularmente conhecida como lagartixa-de-parede veio da África, ou seja, é uma espécie exótica.
“Durante o dia ela se esconde em buracos na parede ou mesmo sob objetos como vasos e tijolos, e à noite sai para se alimentar, andando principalmente pelas paredes em busca de insetos”, diz o professor.
Dieta e a guarda dos lares
O especialista explica que esses animais se alimentam basicamente de insetos, como mosquitos, baratas e traças.
“Por se alimentarem de insetos, elas nos beneficiam diretamente ao reduzir as populações desses insetos, como aqueles que temos “medo”, “nojo” como as baratas, ou mesmo que nos causam prejuízos como as traças-de-roupa e traças-de-livro”.
Ciclo de vida
De acordo com o professor, na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra. Já a lagartixa-de-parede pode usar qualquer fresta, ou local escondido para colocar seus ovos, e depois de algumas semanas nascem os filhotes.
Ameaças e preservação
Para Neckel, a principal ameaça para as lagartixas vem dos animais que temos em casa, como os gatos e cachorros, que são predadores vorazes das lagartixas.
“Outra fonte de ameaça são as nossas atitudes diárias, como por exemplo quando temos medo e tomamos atitudes precipitadas, como capturar e levar para longe de casa, o que geralmente leva à morte do animal”, explica o especialista.
“Geralmente, as medidas de conservação são tomadas para espécies ameaçadas, o que não é o caso das lagartixas domésticas. Mas nada impede de tomarmos medidas para evitar a morte do animal, simplesmente deixando ele no local onde está, não jogando o sapato ou assustando para ele sair.”
O biólogo destaca a importância de viver em harmonia com as lagartixas-domésticas, que são abundantes e têm seu habitat natural dentro de nossas casas. “O que precisamos fazer é viver em harmonia com estes animais, deixando-os em paz”.