Notícias

Doações de sangue caem em datas específicas, diz Hemepar

Períodos de férias escolares e/ou feriados prolongados, fazem com que os doadores não compareçam aos bancos de sangue, o que impacta diretamente no estoque disponível

Em casos de acidentes de trânsito graves, cada segundo é precioso no atendimento médico. Por isso é tão importante que os estoques dos hemocentros sejam suficientes para atender a demanda.

No Paraná, a enfermeira, mestre em Hemoterapia e diretora do Hemepar Liana de Souza explica que as doações precisam ser constantes e que costumam ser menos numerosas em datas específicas.

“Períodos de férias escolares e/ou feriados prolongados, fazem com que os doadores não compareçam aos bancos de sangue, o que impacta diretamente no estoque disponível”, comenta ela.

No caso dos feriados prolongados, a baixa na doação pode ser preocupante, já que o movimento nas estradas aumenta significativamente, o que pode ocasionar um maior número de acidentes.

Saiba como ser um doador de sangue

Para ser um doador de sangue e salvar até quatro dias por doação, é preciso ter entre 16 a 69 anos completos, estar em boas condições de saúde, alimentado, descansado e hidratado e pesar, no mínimo, 51 quilos.

“O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações”, recomenda o Hemepar.

No Paraná, é possível fazer o agendamento da doação pela internet, escolhendo a unidade, dia e horário para a coleta. Depois, o doador recebe um lanche e é liberado. Todo o procedimento dura cerca de 40 minutos.

Algumas doenças podem ser impeditivos temporários ou permanentes para a doação. Clique aqui e veja a lista.

Via: RIC Mais

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios