Dia Mundial do Meio Ambiente: como a exploração espacial pode salvar nosso planeta
5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente; especialistas estudam formas de proteger o planeta Terra… longe dele
Normalmente pensamos que as soluções para os problemas ambientais estão no nosso planeta, mas já pensou se as respostas para a proteção climática, na verdade, estiverem no espaço? Isso é o que defendem especialistas, já que a New Space, a nova era de exploração espacial, pode estar aliada à busca de recursos renováveis para a Terra e com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5), o tema fica novamente em evidência.
Exploração espacial e proteção da Terra
Raul Colcher e Euclides Chuma, engenheiros e membros seniores do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), são dois dos especialistas defensores da proposta.
Na ideia deles, a exploração espacial está associada à busca por recursos renováveis, que, por sua vez, está associada a combater as ameaças aos ecossistemas terrestres.
Colcher destaca o monitoramento ambiental em regiões ameaçadas que as tecnologias de exploração podem se voltar para essa atividade.
Energia solar
- Raul Colcher também chama a atenção para os projetos de geração de energia limpa por meio da captação da energia solar em satélites em órbita, que forneceria uma fonte ilimitada de energia renovável.
- Para isso, porém, a exploração espacial tem que superar as limitações econômicas e da própria tecnologia.
- Isso não é impossível: para isso, a energia do Sol, captada no espaço em ondas de rádio de alta frequência, seriam recebidas na Terra por antenas que a convertem em eletricidade.
Outros projetos
Colcher conta que já existem projetos para geração de energia limpa em diversos países, mas que a China é o que está mais avançado.
O país tem planos para uma estação com capacidade de geração comercial de energia já na década de 2030.
Raul Colcher
Já Chuma afirma que a produção de recursos naturais em outros planetas pode ser feita com agricultores robóticos em conjunto com os seres humanos. Isso possibilitaria a produção de alimentos no espaço, por exemplo.