Formação acontece entre quinta e sexta-feira no Sul do Brasil. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os estados mais afetados
O meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Samuel Braun, explicou sobre o sistema de baixa pressão/ciclone extratropical que está se formando no Sul do Brasil e a influência no Paraná (ver vídeo abaixo).
Conforme informado, o sistema vai se formar e atuar especialmente na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Tanto no litoral gaúcho como no catarinense a previsão é de bastante chuva entre quinta e sexta-feira (15 e 16).
Ainda conforme o meteorologista, no Paraná a influência desse sistema é menor. Ele contribui para que o vento sopre de Sul e transporte ar menos aquecido ao estado, o que mantém as temperaturas baixas.
Ele também provoca uma condição de muita nebulosidade no estado. Alguma garoa/chuva fraca em alguns setores, mas não deve gerar chuva forte/extrema. A chuva prevista é mais tranquila, garoa.
Samuel Braun explica que a principal condição seria a manutenção das temperaturas, bastante baixas para os próximos dias em função do sistema de baixa pressão e também da massa de ar polar que é muito comum nessa época após avanço dos sistemas frontais.