Viajante do tempo? Menino retratado em pintura de 400 anos parece usar ‘tênis da Nike’
Obra de pintor holandês viralizou após especulações nas redes sociais
A Nike é empresa americana de calçados, roupas, e acessórios fundada em 1964 por Bill Bowerman e Philip Knight, ainda como o nome de Blue Ribbon Sports (o nome Nike só viria em 1971). Porém, nas redes sociais, a “origem” da marca pode remontar a séculos atrás.
Tudo começou quando visitantes da National Gallery, em Londres (Inglaterra), ficaram perplexos com o que parecia ser o logotipo icônico em uma pintura de 400 anos.
“Retrato de Frederick Sluysken”, foi pintado pelo mestre holandês Ferdinand Bol no século XVII, e parece que o pequeno Frederick está usando sapatos “muito modernos”, contou reportagem do “LadBible”.
Muitos afirmam ver o tradicional logo da Nike (o Swoosh, em referência à deusa grega da vitória, Niké ou Nice) branco no calçado preto do menino.
Uma das responsáveis pelo viral foi Fiona Foskett, de 57 anos, que visitou a galeria com sua filha Holly, de 23 anos, quando avistaram o calçado.
“Eu disse à minha filha ‘Espera, ele está usando um par de tênis Nike?!'”, disse ela. “E deve ter colocado as mãos no primeiro par de tênis Nike já feito. Ou ele é realmente um viajante do tempo?”, completou.
Não é primeira vez que uma especulação dessa natureza viraliza nas redes. Em outubro do ano passado, muitas pessoas ficaram perplexas depois de se deparar com uma pintura de meados do século XIX que parecia mostrar uma jovem segurando um iPhone enquanto caminhava por um campo. A obra de arte, chamada “O Aguardado”, foi pintada por Ferdinand Georg Waldmüller em 1860 e deixou muitos acreditando que a senhora em questão era algum tipo de viajante do tempo.
Tais teorias foram logo descartadas depois que foi explicado que o suposto “iPhone X” nas mãos da mulher era na verdade um pequeno livro de orações.