Sílvia Fernandes lança livro infantil nesta quinta-feira
É o quarto livro da escritora mourãoense
“Férias no Campo” é o livro infantil que a escritora Silvia Fernandes, integrante da Academia Mourãoense de Letras (AML), lança nesta quinta-feira (4/5), às 18h30min, em solenidade que vai acontecer na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”/Biblioteca Municipal “Professor Egydio Martello”, em Campo Mourão.
Editado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o livro – de 52 páginas – tem ilustrações do mourãoense Tiago Silva e conta a história de Pedrinho, um menino da cidade grande que viaja com o pai para uma fazenda, durante as férias escolares. “É uma oportunidade que eu tenho de mostrar às crianças o amor à natureza, a preservação do meio ambiente, o valor da terra e do agricultor. Além disso, eles aprenderão a gostar de poesia, porque toda a história de Pedrinho é escrita em versos”, explica a escritora.
O livro tem prefácio da também escritora e poetisa mourãoense Cida Freitas, que salienta que “a obra pretende despertar a sensibilidade dos pais e professores para que possibilitem aos pequenos, especialmente os que vivem na cidade, conhecer as belezas naturais, bem como a origem dos produtos que conhecem apenas em caixinhas ou pacotes”.
A Autora
Sílvia Fernandes estreou na área literária em 2005 com o lançamento do livro de poemas “Um Pouco de Mim”. Posteriormente lançou o livro infanto-juvenil “O Nasquimi Dourado e outras histórias” em 2018 e “Acalanto” em 2021 com crônicas, hacais e poesias. “Férias no Campo” é o seu quarto livro – o primeiro infantil. Seu currículo inclui ainda contribuições em antologias, revistas e em materiais didáticos.
Escritora e poetisa, Sílvia Fernandes – que nasceu em Machado (MG), filha de professores, ficou em terceiro no Prêmio Sesc de Contos Infantis Monteiro Lobato, em Brasília, em 2014. Também venceu o Concurso de Poesias de Campo Mourão em 2017. Vários outros prêmios e condecorações pela sua produção literária constam do seu currículo. Ela também possui o blog “prosa-poemapastel.com”, onde escreve sobre cultura e culinária.
A autora, que é mãe de três filhos – Paulo Emílio, Viviane e Fabiane – e avó de quatro netos – Isadora, Heitor, César e Daniel -, é integrante desde 2019 da Academia Mourãoense de Letras (AML), ocupando a cadeira 2 que tem Nelson Bittencourt Prado como patrono. O fundador Francisco Irineu Brzezinski e primeiro ocupante Agenor Krul. Ela cursou Letras na Fundação Universidade do Tocantins e desde muito cedo cedo foi incentivada a ler. Ela é filha de pai pastor, professor, escritor, poeta e tradutor, e de mãe professora de música que tocava piano.