Pesquisa online vai mapear hábitos de consumo de turismo no Paraná
Levantamento realizado pela Setu servirá de base para a tomada de decisões e subsidiar a formulação de políticas públicas visando o desenvolvimento do setor
A Secretaria de Estado do Turismo, por meio da sua Coordenadoria de Inteligência e Estratégia, está lançando uma pesquisa online com o objetivo de conhecer a opinião e percepção da população paranaense sobre o turismo no estado, bem como identificar os seus principais destinos e hábitos de consumo de viagens.
Para participar e contribuir com a pesquisa basta acessar o formulário elaborado em parceria com a Celepar, que estará disponível no link https://l1nk.dev/pesquisahabitoseconsumoturismo até o dia 18 de junho, e responder às perguntas.
O questionário é rápido e simples de ser respondido, levando apenas alguns minutos para sua conclusão. As informações obtidas servirão de base para a tomada de decisões e subsidiar a formulação de políticas públicas visando um melhor desenvolvimento do turismo paranaense, permitindo captar sinais que indiquem para onde estamos indo e identificar aspectos relevantes para o futuro do turismo no Paraná.
“É muito importante que os moradores do Paraná participem desta pesquisa, pois dessa forma a Setu vai conhecer melhor os hábitos, interesses e preocupações relacionados ao nosso turismo em nosso estado. Os resultados deste levantamento ajudaram na tomada de decisões no âmbito turístico, bem como no fomento a ações para a sua melhoria contínua em nosso Paraná”, ressalta o Secretario de Estado do Turismo, Marcio Nunes.
Por meio da pesquisa, será possível saber quantas viagens o os paranaenses fazem por ano, em média; quais destinos preferem dentro do estado; que motivos o levam a viajar e a escolher seu destino; como veem o fomento ao turismo em seus municípios; dentre outros.
O diretor de Sustentabilidade e Inteligência Turística, Marcelo Martini, reforça a importância da participação popular nesta pesquisa. “Quanto maior a base de dados, mais consistentes serão os resultados”, diz.
Para o coordenador da Setu Yure Lobo, “o turismo é um braço importante da economia paranaense, pois movimenta uma extensa cadeia produtiva e conhecer melhor o comportamento de consumo e percepção turística dos moradores do Paraná é fundamental para subsidiar o processo de transformação positiva do nosso turismo no Estado, nas 19 regiões turísticas paranaenses”.
CRESCIMENTO – De acordo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo paranaense cresceu 1,9% no mês de fevereiro deste ano, obtendo o melhor desempenho na Região Sul e o quarto no cenário nacional, atrás apenas do Espírito Santo (5%), Distrito Federal (4,9%) e Minas Gerais (2,7%).
Gilce Zelinda Battistuz, técnica em estatística da Setu, pontua que o turista leva para o seu local de origem a opinião sobre as experiências vividas, a partir de avaliações positivas ou negativas, e fazer esse diagnostico norteará as estratégias futuras para atrair o visitante. “Queremos melhorar os serviços e produtos disponíveis, como, também, acompanhar as tendências de mercado e fomentar esses destinos, sempre com foco no desenvolvimento do produto Paraná Turismo”, finalizou.