Cmeg/Campo Mourão instala núcleo em Engenheiro Beltrão
A primeira cidade do Vale do Piquirivaí a instalar um núcleo da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg) foi Engenheiro Beltrão. Com cerca de 14 mil habitantes, localizada às margens da PR-317 (Campo Mourão-Maringá), a cidade tem sua economia baseada no agronegócio, mas com um comércio de bens e serviços também bastante atuante e participação ativa das mulheres no setor de negócios do Município.
A instalação do núcleo aconteceu nesta semana em evento que reuniu empreendedoras e gestora de negócios de Engenheiro Beltrão e que contou também com a participação de integrantes da diretoria da Cmeg/Campo Mourão. Aline de Souza foi nomeada diretora interina do núcleo pela presidente da Cmeg/Campo Mourão, Ester de Abreu Piacentini.
A criação do núcleo resultou da atuação da diretora de Eventos e Marketing da entidade empresarial feminina sediada em Campo Mourão, Ivone França, junto às empresárias de Engenheiro Beltrão. No evento desta semana foi entregue o boton da Cmeg/PR às integrantes do núcleo.
O empresariado feminino de Engenheiro Beltrão foi representado na cerimônia por Eliane França, Maitê Daiane, Elaine Bernardes, Geni Eugenio, Cíntia Dutra, Aline de Souza e Eslessa Bessani. A Cmeg/Campo Mourão foi representada por Ester Piacentini (presidente), Ivone França (diretora de Eventos e Marketing) e Giselta Veiga (diretora Financeira).
Fecomercio
Vinte e duas cidades polo do estado contam atualmente com unidades da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, que faz parte da estrutura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/Sistema Fecomércio Sesc Senac.
A primeira Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios foi instalada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana (governador em exercício do Paraná), em 2006. “Fundar a Câmara da Mulher Empreendedora foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema. Naquela época, 38% das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias. Hoje realizam um trabalho extraordinário no estado, desde a participação nas campanhas solidárias do Sesc, até chegar à qualificação das equipes de trabalho e geração de emprego”, ressalta Piana.
A missão da CMEG é estabelecer um fórum de discussão entre as mulheres empreendedoras e gestoras do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Entre os objetivos estão o desenvolvimento do espírito associativista e promoção da capacitação profissional das filiadas e colaboradores.
“Na Câmara não trabalhamos sozinhas, somos uma grande equipe e contamos com o apoio da Fecomércio, do Sesc e Senac para fazermos ainda mais pelo empreendedorismo feminino”, destaca a coordenadora estadual da CMEG PR, Cláudia Regina Colpi.