Sem saber que eram “vizinhos”, irmãos se reencontram após 70 anos [fotos]
Irmãos que moram a apenas 45 km de distância se reencontram 70 anos depois; investigador contratado pela internet localizou familiares em SP
O aposentado José Francisco da Silva, de 90 anos, conseguiu reencontrar o irmão mais novo após 70 anos separado da família. O detalhe é que eles não sabiam que moravam tão próximos, a apenas 45 km de distância, no interior de São Paulo.
O mais velho reside na cidade de Hortolândia, enquanto o mais de novo, de 75 anos e com o mesmo nome, vive em Limeira. Os dois municípios ficam na região de Campinas, no interior paulista. O reencontro, carregado de emoção, aconteceu nessa sexta-feira (31/3).
“Eu procurava os meus irmãos. Depois que entrou a internet, comecei a achar tudo quanto é nome e nada. Então, as coisas só são quando Deus quer”, afirmou seu José, o mais velho, à EPTV de Campinas.
O idoso conseguiu retomar o contato com a família após um sobrinho acionar um investigador pela internet, que descobriu onde estavam os irmãos, naturais de Bom Conselho, em Pernambuco. Ainda foram localizadas outras duas irmãs, uma no Pará e outra no estado de origem da família.
Outros membros de ambas as famílias, como tios, sobrinhos e primos participaram do momento, que também contou com uma chamada de vídeo com as duas irmãs encontradas nos outros estados.
“Foi um dia muito importante para nós e para a família dele também. (Foi) a maior alegria do mundo para mim”, disse o irmão de 75 anos.
O seu José de 90 anos perdeu o contato com os familiares quando saiu da cidade natal para servir o Exército em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Depois, ele morou em diferentes estados, conheceu a esposa no Paraná e teve sete filhos. Ele se aposentou como porteiro em Campinas (SP).
“Podem ficar em paz que nós vamos nos encontrar”, disse o primogênito às outras duas irmãs.