Quando os idosos devem parar de dirigir?
Essa decisão, muitas vezes, pode partir do próprio idoso
Um assunto polêmico e que pode ser uma das tarefas mais ingratas para os familiares: quando que os idosos devem parar de dirigir? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece uma idade determinada para o condutor parar de dirigir. Essa decisão, muitas vezes, pode partir do próprio idoso.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2060, os indivíduos com 60 anos ou mais de idade representarão mais de 25% dos brasileiros.
De acordo com o mestre em Engenharia de Transportes e professor da Universidade Positivo Hugo Alexander Pereira, o tempo menor para renovar a habilitação já é um ponto positivo neste processo. Para quem tem até 49 anos: a renovação acontece a cada 10 anos; Para os que estão entre 50 e 69 anos: a cada 5 anos; Para quem tem 70 anos ou mais: a cada 3 anos.
“É importante de verificar como estão as condições do condutor. A pessoa por estar com idade mais avançada também não quer dizer que ela esteja com sua visão, audição também comprometidas. Mas se o condutor está sentindo que tem algum tipo de dificuldade esse é o momento para parar”
Quando a família acredita que é hora do idoso parar de dirigir, mas a CNH ainda está válida e o condutor não quer largar o volante. Como agir diante dessa situação? Hugo explica que é preciso que a família sempre acompanhe as condições daquele idoso para verificar possíveis limitações.
“As capacidades motoras do ser humano começam a cair em uma velocidade mais rápida a partir dos 80 anos. É uma questão de acompanhamento, de como a pessoa está sentindo”
Hugo pontua que se mesmo com idade avançada, o condutor idoso ainda se sentir apto para a direção, esse é um ponto positivo até para a própria qualidade de vida do indivíduo. “É importante também porque a idade representa uma dependência para a pessoa e isso seria qualidade de vida, fazer as atividades dela sem depender de um terceiro”, conclui.
Via: Banda B