Notícias

Proibidas: 5 fotos que você nunca deve postar nas redes sociais

Publicações aparentemente inofensivas podem revelar detalhes sobre a sua rotina e cair nas mãos de criminosos; lista mostra conteúdos que devem ser evitados e por quê

As suas redes sociais dizem muito sobre você, e por isso é importante ter cuidado com as fotos publicadas em plataformas como Instagram e Facebook. Posts aparentemente inofensivos, como uma imagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para comemorar a aprovação na prova da autoescola ou a foto do primeiro dia de aula do seu filho, podem revelar informações sensíveis sobre você e pessoas próximas para stalkers, criminosos e indivíduos mal-intencionados. Pensando em garantir sua segurança no ambiente virtual, o TechTudo lista abaixo cinco fotos que você deve evitar postar nas redes sociais.

1. Fotos de documentos de identificação (Identidade, CNH, passaporte)

Algumas pessoas costumam publicar, em suas redes sociais, fotos de documentos recém-tirados na transição para a vida adulta, como a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, também é comum ver organizadores de trotes universitários que pedem para os calouros compartilharem fotos da sua carteira de identidade (RG) nas redes sociais. A ideia é zoar o aluno recém-aprovado, já que são poucos os que costumam sair bem na foto do RG.

Postar foto de documentos pessoais como passaportes pode facilitar o roubo de informações por criminosos — Foto: Unsplash
Postar foto de documentos pessoais como passaportes pode facilitar o roubo de informações por criminosos — Foto: Unsplash

Práticas como essas podem até parecer inofensivas ou brincadeira, mas escondem um perigo. Mesmo que você tenha o cuidado de borrar os dados sensíveis dos documentos, criminosos podem aproveitar a foto publicada para fins ilícitos, como criar documentos falsificados. Já se obtiverem o número dos seus documentos de identificação em dados oriundos de vazamentos, por exemplo, é possível ainda que se passem por você.

2. Fotos sexualmente sugestivas

Publicar fotos sexualmente sugestivas pode trazer consequências indesejadas para a vida pessoal e profissional do usuário. Ainda que você poste esse conteúdo para um grupo mais restrito de pessoas, como os Melhores Amigos do Instagram, ou tenha o cuidado de usar o modo temporário, nada impede alguém de tirar print da foto – ou mesmo foto da foto – e compartilhá-la sem o seu consentimento. Além disso, o material pode ser usado para chantageá-lo.

Não é recomendado postar fotos sexualmente sugestivas nas redes sociais — Foto: Pond5
Não é recomendado postar fotos sexualmente sugestivas nas redes sociais — Foto: Pond5

Outro ponto é que, hoje em dia, as redes sociais são examinadas por potenciais empregadores. Nesse sentido, fotos sensuais podem ser mal-interpretadas e acabar prejudicando o candidato na busca por uma vaga. Se ainda assim você quer publicar esse tipo de conteúdo, crie um perfil próprio para isso e tranque-o. Lembre-se ainda de tomar cuidados como não expor o rosto e revelar elementos que podem identificá-lo, como tatuagens e marcas de nascença.

3. Fotos de crianças com uniforme escolar

Pais e avós gostam de compartilhar momentos especiais das crianças em redes sociais, mas é importante ter cuidado com o conteúdo, mesmo que o perfil seja privado. Fotos dos pequenos com uniforme escolar, por exemplo, permitem saber onde a criança estuda e, dependendo do contexto revelado pela imagem, o turno que frequenta. Essas informações expõem a segurança do menino ou menina e podem facilitar a ação de criminosos.

4. Fotos que revelem informações sobre a sua rotina

Também é importante ter cuidado com fotos que entregam “pistas” sobre a sua vida pessoal e rotina. Se você tem o hábito de correr todos os dias, por exemplo, evite publicar prints de aplicativos de corrida mostrando o percurso percorrido. Fotos que revelam a localização exata de lugares que você frequenta, como o prédio do trabalho, também devem ser evitadas. Somadas a outros dados, essas informações podem ser usadas por stalkers e pessoas mal-intencionadas para vigiar você.

Fotos que revelam informações pessoais sobre a rotina, como local e horários de trabalho, devem ser evitadas — Foto: Reprodução/Unsplash
Fotos que revelam informações pessoais sobre a rotina, como local e horários de trabalho, devem ser evitadas — Foto: Reprodução/Unsplash

5. Fotos de viagens em tempo real

Embora seja tentador postar fotos das férias em tempo real, isso pode colocar sua segurança em risco. Criminosos podem notar que você não está em casa e aproveitar a oportunidade para invadi-la e roubar pertences. Portanto, é melhor segurar a ansiedade e esperar para compartilhar os registros somente após o retorno para casa.

Postar fotos enquanto viaja pode evidenciar para criminosos que você não está em casa — Foto: Unsplash
Postar fotos enquanto viaja pode evidenciar para criminosos que você não está em casa — Foto: Unsplash

Se ainda assim quiser postar as fotos durante as férias, lembre-se de tomar cuidado para não revelar detalhes como local de hospedagem e hábitos diários. Uma dica é postar fotos e Stories apenas após sair do local visitado. Assim, você fica sempre “à frente” de pessoas mal-intencionadas.

TechTudo

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios