Picanha é eleita o 2º melhor prato das Américas; 1º lugar é surpreendente
Ranking elaborado pela Taste Atlas reúne banco de dados com dicas dos melhores pratos do mundo. Os brasileiros e sua picanha estão fazendo sucesso na lista.
Entre os cortes preferidos dos brasileiros que não podem faltar no tradicional churrasco, está a picanha. A carne costuma agradar a praticamente todos os paladares, além de ser fácil de preparar. Não é à toa que ela agora é considerada o segundo melhor prato das Américas. Entenda essa história.
Picanha perde por pouco
Segundo o ranking da plataforma Taste Atlas, enciclopédia na qual os viajantes do mundo todo indicam informações sobre pratos, receitas tradicionais e pratos típicos, a picanha aparece em segundo lugar entre as mais bem avaliadas. Veja mais informações ao longo do texto.
O prato só perdeu para o assado argentino, que foi eleito o melhor, principalmente devido à técnica de preparo que retrata com maestria a cultura e a gastronomia do país argentino. Ao menos é o que ressaltam as avaliações.
O índice também mostra quais são as outras refeições que fazem parte da lista. Entre elas, estão o pan de bono, uma espécie de pão de queijo da Colômbia, que combina perfeitamente com um café da manhã ou um lanche da tarde. E o chancho en piedra, um molho típico do Chile feito com tomates, pimenta-malagueta e outros temperos. Tudo é preparado com a ajuda de um pilão.
Pratos brasileiros começam a dominar a lista
O churrasco, como conhecemos aqui no Brasil, apareceu em sexto lugar na lista. O nosso pão de queijo ficou na décima posição. Outros pratos que aparecem entre os 50 melhores estão o pavê (21º), bombocado (22°), alcatra (24º), coxinha (34º), escondidinho (36ª) e a fraldinha (44º).
Quase fechando a lista, aparece também o baiano vatapá (49ª), com dois ingredientes que fazem toda a diferença no sabor: o leite de coco e o azeite de dendê. Vale lembrar que alguns pratos muito populares no Brasil também receberam títulos interessantes anteriormente, como o queijo canastra e o coalho, eleitos dois dos melhores queijos do mundo. Sem falar da coxinha, conhecida como uma das melhores comidas de rua do planeta.