Garoto de 13 anos morre de overdose ao fazer desafio do TikTok
Um garoto de 13 anos dos Estados Unidos morreu de overdose ao fazer um desafio do TikTok. Jacob Stevens, de Ohio, ingeriu pílulas de Benadryl, indicado para tratar alergias. Diante do ocorrido, a rede social bloqueou as hashtags com o nome do medicamento e do desafio homônimo.
O adolescente estava em casa com amigos, que o gravavam, quando tomou mais de uma dúzia de comprimidos como parte do desafio, então começou a ter convulsões e foi levado ao hospital.
Em entrevista ao veículo ABC6, o pai, Justin Stevens, conta que os médicos disseram que poderiam deixar o garoto respirando com a ajuda de aparelhos, mas nunca mais abriria os olhos, tampouco sorriria, andaria ou falaria novamente.
Jacob Stevens, a 13-year-old in Ohio, died after overdosing on an over-the-counter medication. He was attempting a TikTok challenge: https://t.co/JCkAgEuIhy pic.twitter.com/akpga1m3dv
— Local 12/WKRC-TV (@Local12) April 17, 2023
Em resposta à tragédia, um porta-voz da rede social enfatizou que a plataforma proíbe esse tipo de conteúdo:
No TikTok, proibimos e removemos estritamente conteúdo que promova comportamentos perigosos com a segurança de nossa comunidade como prioridade. Nunca vimos esse tipo de tendência de conteúdo em nossa plataforma e bloqueamos as pesquisas por anos para ajudar a desencorajar o comportamento de imitação. Nossa equipe de 40.000 profissionais de segurança trabalha para remover violações de nossas diretrizes da comunidade e incentivamos nossa comunidade a denunciar qualquer conteúdo ou conta que os preocupe.
Não é a primeira vez, no entanto, que um desafio do TikTok gera algum tipo de risco para os usuários. Anteriormente, uma argentina de 12 anos morreu sufocada no próprio quarto ao tentar fazer o “Blackout Challenge” (ou “Desafio do apagão”, em português). A criança, chamada Milagres Soto, foi encontrada pendurada pelo pescoço.