Notícias

Asteroide com mais de 100 m de diâmetro passa “perto” da Terra nesta 5ª feira

O asteroide 2023 FM passará perto da Terra nesta quinta-feira (6) — “perto” em termos astronômicos, já que a rocha espacial ficará, no máximo, a cerca de três milhões de quilômetros de nós, o equivalente a oito vezes a distância entre a Terra e a Lua. E pode ficar tranquilo: segundo especialistas da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), a passagem da rocha espacial não vai oferecer riscos para nosso planeta.

Richard Moissl, diretor do escritório de defesa planetária da ESA, explica que o asteroide tem magnitude absoluta de 21,8. O termo descreve o brilho do objeto se for observado de uma distância igual à distância média entre a Terra e o Sol e, a partir dele, é possível chegar a estimativas das dimensões do objeto em questão.

“Com base neste valor, estimamos que o asteroide tem diâmetro de cerca de 150 m, mas dependendo da composição, o tamanho real pode ter alguma diferença”, disse Moissl, em entrevista ao Canaltech.

Representação da posição do asteroide 2023 FM na quinta-feira (6) (Imagem: Orbit Viewer/NASA)

Já Davide Farnocchia, cientista do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, conta que as centenas de observações coletadas desde a descoberta do asteroide permitiram que os cientistas conhecessem a órbita do 2023 FM com precisão.

“Por exemplo, sabemos que a órbita dele é inclinada 13º em relação ao plano da eclíptica, onde todos os planetas orbitam”, disse ao Canaltech. “Também sabemos que o 2023 FM completa uma revolução orbital ao redor do Sol a cada três anos e dois meses”, acrescentou o cientista.

Além de revelar a trajetória do asteroide, os dados orbitais também podem ser usados para novos estudos desta rocha, que podem ajudar os cientistas a determinar sua composição e outras características. “O conhecimento da órbita será armazenado, e poderemos realizar observações futuras”, completou o diretor.

Por fim, caso você esteja preocupado com a possibilidade de o asteroide atingir a Terra durante a aproximação, saiba que esta rocha espacial não oferece riscos nem agora e nem nos próximos anos. “Com nosso sistema Sentry, analisamos a trajetória futura do 2023 FM e descartamos qualquer possível impacto ao longo dos próximos 100 anos”, finalizou Farnocchia.

CanalTech

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios