1º de abril. Onze mentiras que o torcedor gostaria que fossem verdades no futebol
Palmeiras tem Mundial, Cristiano Ronaldo e Messi juntos, Flamengo tem estádio próprio… confira notícias falsas, mas que para muitos torcedores poderiam ser reais
Um dos dias mais peculiares do ano chegou. Neste sábado (1º/4), o tradicional Dia da Mentira é “comemorado” no Brasil. A data tem o costume de gerar muitos memes e elementos para zoações. No futebol, não é diferente. Em puro clima de espírito esportivo, o Correio entrou na brincadeira e listou as 11 notícias falsas, mas que muitos torcedores sonham com a realização.
A lista é variada. Incluí fim de jejum em títulos importantes, queda de treinador marcado por uma grande torcida, contratação imponente para a Seleção Brasileira, uma dupla de peso junta em um mesmo clube… Veja, a seguir, o que muita gente quer que seja verdade em um futuro bem próximo.
1. Vitor Pereira não é mais técnico do Flamengo
Questionado pela torcida rubro-negra, o técnico português está na corda bamba desde os vice-campeonatos da Supercopa e da Recopa Sul-Americana, além das decepções com a queda nas semifinais do Mundial de Clubes e a derrota para o Fluminense que custou a Taça Guanabara. Na visão da diretoria, porém, o treinador segue com moral e firme no cargo. Isso, ao menos, até às finais do Campeonato Carioca contra o tricolor. Tem muito rubro-negro torcendo para isso virar verdade.
2. O Palmeiras é campeão mundial
Acabou a espera, torcedor palmeirense! Enfim, o alviverde chegou ao topo do planeta bola. Para alguns adeptos do Palestra Itália, essa informação seria um sonho tornado realidade. Eles não precisaram mais vangloriar a Copa Rio de 1951, nem a parceria do clube com a Mondial, firmada na última semana. Por outro lado, o possível feito acabaria com a piada de muitos rivais. O clube paulista, por outro lado, vem empilhando taças e a gastação nem incomoda tanto assim.
3. Pep Guardiola é o técnico da Seleção Brasileira
O Brasil não tem um treinador desde a saída de Tite após o segundo fracasso na tentativa de bordar a sexta estrela da Copa do Mundo na Amarelinha. Desde então, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vasculha o mercado com bastante cautela em busca de um substituto. O favorito para assumir o cargo é o italiano Carlo Ancelotti. Porém, tem muito torcedor que ficaria feliz ao ver o espanhol do Manchester United assumir a prancheta canarinha.
4. Cristiano Ronaldo e Messi finalmente juntos
Rivais contemporâneos de uma época dourada no futebol europeu, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo acumulam fãs por todas as partes do planeta. Nos casos mais extremos, existe uma rivalidade a fim de provar qual dos dois é, de fato, o melhor jogador do mundo nos últimos anos. Porém, há aqueles com o sonho de ver os craques vestindo a mesma camisa e compartilhando lances, gols e títulos importantes.
5. Neymar leva o PSG ao título da Champions League
Então astro do Barcelona, o brasileiro Neymar foi anunciado pelo Paris Saint-Germain em 3 de agosto de 2017 com uma missão muito clara: levar o time francês ao título da Champions League. Em 2019/2020, o camisa 10 quase conseguiu ajudar o clube a alcançar o feito, mas a derrota para o Bayern de Munique frustrou os planos. Na relação dividida entre altos e baixos, muitos torcedores têm o desejo de ver o astro, enfim, concretizar o feito.
6. O Campeonato Brasileiro passa a ser organizado por uma liga
Esse desejo passa por muita gente. Além dos torcedores, os dirigentes do clubes (que em grande maioria também são adeptos das equipes) também sonham com uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro e maximizar os lucros. Atualmente, a Libra e a Forte Futebol discutem nos bastidores uma forma de isso virar realidade, mas a realidade apresenta um cenário distante do entendimento. Quem sabe, em breve, essa mentira acabe saindo da lista.
7. O Distrito Federal, enfim, sai da Série D
Este item é bastante específico para quem acompanha de perto o futebol do Distrito Federal. Mesmo ostentando a arena mais cara construída para a Copa do Mundo de 2014 (o Mané Garrincha custou mais de R$ 1,5 bilhão), os times locais não conseguir sair do limbo e estão atolados na Série D do Campeonato Brasileiro. Lá se vão 10 anos tentando subir de divisão, mas sem sucesso. Neste ano, Brasiliense e Ceilândia reiniciam a empreitada, a partir de maio.
8. Flamengo tem estádio próprio
Com a era multicampeã dos últimos anos, o Flamengo não tem dado tantos motivos assim para ser zoado por torcedores rivais (a não ser quando perde títulos). Porém, para o rubro-negro, a chacota de não ter um estádio próprio causa algumas celeumas. Mesmo com o Maracanã, muitos flamenguistas sonham em ter uma casa para chamar de sua e não dividir com ninguém. Em certas oportunidades, o clube até se movimenta para isso, mas nunca tirou o plano do papel.
9. Brasil volta a conquistar o prêmio de melhor do mundo
Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Rivaldo, Kaká… o futebol brasileiro tem muita tradição no prêmio de melhor do mundo da Fifa. Porém, desde a conquista do ex-meio-campista brasiliense, em 2007, ninguém nascido em solo tupiniquim alcançou o feito. Neymar chegou perto algumas vezes, mas sucumbiu aos rivais. Vinicius Junior é a esperança para as próximas temporadas. Ver o Brasil sair da fila no troféu individual é um desejo de muito torcedor.
10. Internacional sai da fila no Brasileirão
Em 2020, essa mentira quase virou verdade quando Edenilson marcou um gol sobre o Corinthians nos acréscimos do segundo tempo. Porém, um impedimento frustrou os planos do Colorado e o título caiu no colo do Flamengo, que nem sequer fez a parte dele ao empatar com o São Paulo, no Morumbi. Dono do segundo maior jejum entre os campeões nacionais (são 44 anos e a equipe perde apenas para o Guarani), o time gaúcho não vê a hora de transformar isso em verdade.
11. Marta brinda Brasil com título inédito da Copa do Mundo
O futebol feminino brasileiro bateu na trave na Copa do Mundo de 2007. Em outras edições do torneio, a Seleção encheu a torcida de expectativa, mas também não teve sucesso na tentativa de bordar a primeira estrela de campeã acima do brasão tupiniquim. Esperamos que essa mentira esteja com os dias contados para, enfim, ser realizada no Mundial deste ano, marcado entre julho e agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.