Uma mourãoense entre as 23 novas Empreendedoras de Destaque do Paraná
Ana Paula Daleffe é a 12ª empresária de Campo Mourão a receber a honraria outorgada pela Fecomércio PR
Acontece neste sábado (1/4), nas dependências do Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, a 14ª edição do Prêmio Mulher Empreendedora. À frente do tradicional evento está a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac, juntamente com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (Cmeg).
Entre as 23 mulheres de destaque de todo o Estado que serão homenageadas com a outorga da honraria está a mourãoense Ana Paula Moraes da Silva Daleffe, empreendedora do ramo da gastronomia (Buffet Telhados de Paris e Ana Empório Bistrô). Vinte e uma foram indicadas pelas unidades da Cmeg instaladas nas cidades polo do Paraná. As outras duas homenageadas foram indicadas pela Fecomércio: a presidente da Legião Paranaense do Expedicionário, Rachel Madureira Regnier (por seu trabalho em prol da preservação da memória paranaense) e a vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Ana Amélia Filizola (por sua atuação nas áreas de mídia).
O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Programação
Uma caravana de Campo Mourão, integrada por cerca de 50 pessoas, vai acompanhar Ana Paula Daleffe, que foi indicada ao prêmio pela Cmeg/Campo Mourão. A programação começa nesta sexta-feira (31/3), às 13h30min, com uma reunião do presidente da Fecomércio e vice-governador Darci Piana, com as presidentes e vice-presidentes das unidades da Cmeg. Também participarão as presidentes de unidades da Cmeg da gestão 2020-2022. Para às 16 horas, após o coffee breeak, será realizada a palestra “Assuma o comando da sua vida – Faça por você o que ninguém pode fazer”, proferida por Tati Crespo.
A cerimônia de entrega do Prêmio Mulher Empreendedora será realizada no sábado (1/4), a partir das 19h30min. Após a solenidade acontece jantar e show com a banda Sabanna.
Na indicação e seleção das empresárias agraciadas com a honraria, a Fecomércio Paraná adota critérios estabelecidos no regulamento do evento. Entre eles estão: história pessoal e profissional de determinação e superação, estar atuando há pelo menos dois anos na atividade (de maneira formal ou informal), ter conquistado a credibilidade de seus clientes e fornecedores, formando uma marca própria; preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços, bem como com o comprimento de prazos e com a qualidade no atendimento a fornecedores e clientes; ser reconhecida pela comunidade.
Estas são as empreendedoras de Campo Mourão que já receberam o prêmio: 2010 – Lídia Aparecida Cordeiro Fernandes; 2011 – Leila Maria Tonello da Luz; 2012 – Margarete de Fatima da Silva Grassi; 2013 – Iracema Tavares Daleffe; 2014 – Joana da Silva de Souza; 2015 – Micalina Lachowski Silveira – “Nina”; 2016 – Ivone França; 2017 – Lilian Achoa Claudino; 2019 – Edilaine Maria de Castro; 2020 – Ruther Maria Deitos; 2021- Ivana Mesquita da Silva de Andrade.
Reconhecimento
A primeira Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios foi instalada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, em 2006. Desde então outras 21 câmaras passaram a atuar no estado. “Fundar a Câmara da Mulher Empreendera foi a melhor coisa que fiz enquanto presidente da Fecomércio. Quando instalamos a primeira CMEG percebi que não tínhamos mulheres envolvidas com o Sistema. Naquela época, 38% das empresas eram comandadas por mulheres e precisávamos integrar essas empresárias. Hoje realizam um trabalho extraordinário no estado, desde a participação nas campanhas solidárias do Sesc, até chegar à qualificação das equipes de trabalho e geração de emprego”, ressalta Piana.
De acordo com a Fecomércio, a missão da CMEG é estabelecer um fórum de discussão entre as mulheres empreendedoras e gestoras do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná. Entre os objetivos estão o desenvolvimento do espírito associativista e promoção da capacitação profissional das filiadas e colaboradores.
“Na Câmara não trabalhamos sozinhas, somos uma grande equipe e contamos com o apoio da Fecomércio, do Sesc e Senac para fazermos ainda mais pelo empreendedorismo feminino. Sou uma líder de líderes, aprendo todo dia o que é ser empreendedora. Esse prêmio é uma forma de agradecer a confiança e dedicação de todas as empresárias”, destaca a coordenadora estadual da CMEG PR, Cláudia Regina Colpi.
Na edição 2023 do Prêmio Mulheres Empreendedoras serão homenageadas empresárias de Apucarana, Arapongas, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Prudentópolis, Toledo e Umuarama.