Qual é o smartphone mais resistente do mundo?
Smartphones não são conhecidos exatamente por serem duráveis e resistentes, mas existem exceções
Hoje, os smartphones são nossos companheiros quase que inseparáveis, é muito provável que o seu seja o primeiro objeto que você pega pela manhã, e o último que solta à noite. Porém, a fragilidade é um problema sério dos aparelhos modernos, os antigos celulares da Nokia, por exemplo, os famosos “tijolões” são tidos como muito mais resistentes do que os iPhones ou dispositivos Android que usamos hoje.
Isso acontece porque o design é algo cada vez mais importante para que uma empresa possa se destacar em um mercado tão competitivo. O plástico ou alumínio, mais resistentes, têm sido sistematicamente trocados pelo vidro, que é bem mais frágil e menos resistente a uma queda, por exemplo. Porém, algumas marcas viram na resistência a situações adversas o nicho de mercado perfeito para elas.
Testes militares
Ter um smartphone resistente é tão importante para as fabricantes, que existem certificações específicas que medem esse aspecto dos aparelhos. Um exemplo disso é a MIL-STD 810H, um conjunto de testes militares desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O objetivo da certificação é avaliar aspectos como resistência e durabilidade nos ambientes mais adversos possíveis.
É importante ressaltar que essa certificação não é específica para smartphones, mas é usada pelas fabricantes como uma espécie de padrão de referência para os testes de resistência de seus aparelhos. Vale ressaltar que a MIL-STD 810H não é obrigatória para um smartphone e nem garante que ele é totalmente resistente a danos, apenas atesta que o aparelho suporta determinadas condições.
Quais smartphones têm essa certificação
Alguns smartphones possuem essa certificação, entre os que são mais facilmente encontrados no mercado brasileiros, destaca-se o Cat S62 Pro, fabricado pela Caterpillar, conhecida fabricante de equipamentos de construção pesada e máquinas agrícolas. O aparelho é projetado para aguentar quedas de até 1,8 metro e tem uma câmera térmica integrada, que detecta temperaturas elevadas em ambientes perigosos.
Porém, o smartphone projetado para ser o mais resistente e durável do mundo é o Blackview BV9200. O dispositivo possui uma carcaça de metal e plástico reforçados, moldura de metal e todos os parafusos em aço inoxidável. Além da MIL-STD 810H, para quedas, impactos e situações adversas, o dispositivo também possui a classificação IP68, de resistência à água e poeira.
Via: Olhar Digital (com: Eurolab, Catphones e Blackview)