Notícias

Ponte de Guaratuba vai sair do papel [vídeo]

Obra muito aguardada pelo Litoral deve ficar pronta até 2025

O Paraná finalmente vai poder contar a ponte de Guaratuba. Está em fase de obtenção do licenciamento ambiental a construção desta obra e seus acessos, no Litoral do Estado.

O Engenheiro Civil e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Alexandre Castro Fernandes, comenta que a ordem de serviço foi assinada em 7 de dezembro de 2022, mas houve uma paralisação pedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que o governo do Estado derrubou na Justiça.

Atualmente, já foi protocolada Instituto Água e Terra (IAT) a última correção solicitada sobre os estudos ambientais, e a expectativa é que a licença prévia saia ainda no mês de março para dar início aos trabalhos.

“É uma obra que vai conectar de maneira definitiva o município de Guaratuba ao estado do Paraná. Hoje a ligação é feita através do ferry boat e o outro acesso é o veículo se deslocar para o estado de Santa Catarina para então fazer a ligação com o estado do Paraná”, descreve o diretor. “Haverá uma série de benefícios sociais por ocasião da implantação dessa ponte. Tudo isso foi devidamente demonstrado nos nossos estudos ambientais, no próprio estudo de impacto ambiental e no relatório de impacto ambiental que foi realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem. A ponte tem uma função logística de bastante relevância para fazer com que o Litoral se desenvolva e também para o desenvolvimento da região leste do Paraná. O grande benefício é a população do Litoral que vai desfrutar”, pontua.

“É um projeto moderno, que a gente está trabalhando para que tenha o menor impacto ambiental possível. Todos os impactos ambientais estão sendo mapeados, juntando uma série de programas ambientais para compensar essas situações”, detalha.

A ponte

A um custo de $ 386.939.000,00, a obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. No projeto, são previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, além de duas faixas de segurança de 60 centímetros cada uma, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Ainda estão contempladas intervenções nas vias de acesso a essa ponte. Na margem norte, a PR-412 vai ser alargada para ambos os lados a fim de facilitar o encaixe com a ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno embaixo da ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul haverá uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. No total, englobando ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

Entre as partes previstas no projeto, estão barreira de concreto nas laterais, calçadas, ciclovias e uma área estaiada. “Tudo o que tem de mais moderno, toda uma execução com o que tem de mais moderno com o objetivo de reduzir o número de apoios, pilares, e propiciar que o canal de navegação, que vai ficar sob a ponte, que ele tenha essa possibilidade. O projeto está pensando em todos esses impactos. É uma ponte que a gente desenhou e fez toda a modelagem desse contrato pensando justamente nos principais conceitos e naquilo que a gente tem de mais moderno na engenharia. Vai ser um grande cartão postal do nosso estado”, afirma.

Existe inclusive toda uma preocupação com os acessos. “Na margem norte, haverá alargamento em ambos os sentidos da pista para facilitar o encaixe com a ponte. Todas as obras de contenção e drenagem para que a gente tenha e siga uma conexão bastante segura para quem estiver trafegando”, comenta.

“Na parte sul, a gente está prevendo uma rótula alongada para fazer justamente a ligação do bairro Caieras, que é uma população que foi bastante participativa nos momentos de audiência pública, bem como a correção na pista de rolamento, adequar as curvas, enfim, todo um cuidado e uma atenção com os acessos”.

O diretor do DER destaca que “é uma obra prevista desde a constituição do estado do Paraná, e não se contrata esse tipo de empreendimento todo dia no Brasil. A gente teve bastante cuidado e cautela, e os órgãos de controle têm nos acompanhado, como o Ministério Público (MP) tem nos acompanhado no sentido de construção da ponte, a Justiça tem dado decisões favoráveis. Estou bastante confiante que, no prazo estabelecido, a gente consiga entregar a tão sonhada ponte”, finaliza.

Segundo o DER, o prazo total estimado para execução da ponte é de 32 meses, dos quais dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.

Confira abaixo a maquete da ponte:

Fonte: CREA/PR

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios