‘Parto nenhum chega perto’, diz mulher que caiu em cima da planta mais venenosa do mundo
A planta, conhecida como “ferrão do mato”, possui neurotoxina potente que atingiu as pernas da mulher após queda de bicicleta
Uma mulher, de 42 anos, estava praticando moutain bike (ciclismo de montanha) em uma trilha nos arredores de Cairns, na Austrália. Tudo parecia ótimo, mas mudou quando ela deixou o percurso para descer um barranco, onde escorregou e caiu sobre uma planta espinhosa.
Identificada como Naomi Lewis, ela conta que passou a sentir “a pior dor de todas”. Isso porque, as pernas de Naomi tiveram contato com um arbusto conhecido como “gympie ferrão”, “ferrão do mato” ou “planta do suicídio”.
A espécie é nativa das florestas tropicais da região, ela libera uma neurotoxina potente assim que tocada. “A dor estava além do insuportável”, descreveu a mulher, em entrevista ao canal australiano ABC News. “O corpo chega a um limiar, então comecei a vomitar”.
A planta causa uma dor “terrível”
Mãe de quatro filhos, ela afirmou: “O parto de nenhum deles chegou perto [dessa dor].” Richard, marido de Naomi, a levou às pressas até uma farmácia próxima, onde comprou cera, na tentativa de aplicar sobre as regiões afetadas, incrustadas pelos urticantes expelidos pela planta.
Essa foi a maneira encontrada por eles para amenizar a dor, enquanto aguardavam a chegada de uma ambulância. “Lembro de esperar, e dizer ao meu marido: ‘Não consigo lidar com isso’”, contou.
No pronto-socorro, a única alternativa médica era amenizar a dor da paciente. Ela recebeu bandagens aquecidas sobre os ferimentos, e em seguida foi transferida para outro hospital, no qual passou sete dias recebendo analgésicos.
Após a alta, o tratamento continuou em casa, à base de remédios e compressas térmicas.
Naomi só conseguiu se livrar da medicação no último Natal. No entanto, nove meses depois do incidente, ela afirma ainda sentir dores, o que a faz alertar o público: “Não chegue perto delas [da planta em questão]. Não toque. É perigoso”.