O que pode levar ao divórcio? Fuja dessas 4 atitudes que prejudicam o relacionamento!
O fim de um casamento pode ser multifatorial, mas essas atitudes, quando frequentes, podem ser a gota d’água.
A confiança e a admiração costumam acabar em um relacionamento quando as pessoas tomam certas atitudes com frequência. Por isso, é importante estar sempre atento à maneira como você trata e é tratado por seu parceiro de relacionamento, a fim de evitar o desgaste e o divórcio. Sendo assim, continue lendo e confira as 4 atitudes que fazem o casamento acabar em divórcio.
4 atitudes que podem fazer o divórcio acontecer
Fingir-se de ocupado
Às vezes, você não quer lidar com outra pessoa. Você pode estar cansado após um longo dia de trabalho, pode ter brigado com alguém, estar passando por conflitos internos, estar pensando demais nos problemas financeiros ou só realmente acha que precisa de um tempo exclusivo para si, para explorar o autoconhecimento. Entretanto, ainda não inventaram uma tecnologia capaz de explorar pensamentos — e, por isso, você precisa se comunicar.
Se o seu parceiro(a) deseja conversar sobre o seu longo dia de trabalho, ou deseja aproveitar um tempo de qualidade ao seu lado, mas você sempre diz estar ocupado — mesmo quando não tem nada para fazer —, você está dizendo para aquela pessoa, em toda vez, que ela não é tão importante a ponto de merecer que você a coloque acima de suas próprias tarefas. E, pior do que se sentir sempre deixado de lado, é sentir que a pessoa está sempre te deixando de lado sem a menor necessidade.
Manter-se sempre na defensiva
Ninguém gosta de receber críticas, e por isso utilizar-se das técnicas de comunicação não violenta é muito importante. Mas se apenas uma das partes do casal é acostumada a ceder, então temos aí um caso de injustiça, em que uma das pessoas assume e corrige os seus erros enquanto a outra só se põe na defensiva, justificando os seus erros com o erro da outra pessoa e agindo como se não fosse tão grave, ou, claro, guarda rancor por dias. Essa atitude é, antes de prejudicial para o casamento, tóxica. Em todos os ambientes de relação humana você precisará lidar com críticas, isso faz parte de ser adulto.
Preocupar-se apenas em criticar
Se você não se lembra da última vez em que fez uma gentileza para a pessoa amada, mas está frequentemente cobrando-a, então pode haver um elefante na sala — e só você não o enxerga. Como dito acima, é muito importante saber ouvir críticas, mas ouvir apenas críticas da pessoa amada e nenhum gesto de gentileza, especialmente quando ela faz gentilezas para você, pode deixar a pessoa amada triste e se sentindo desvalorizada.
Desprezar o seu parceiro
Existem pessoas que adoram o humor ácido. Para isso, estão sempre atacando, diminuindo, ignorando ou rindo de crenças do outro, do seu jeito de se vestir, de se expressar, de amar. São as pessoas que, ao invés de corrigir o parceiro no particular, gostam de rir em alto e bom som da pessoa que amam. Porém, brincadeiras em casal devem ser um consenso e prezar pelo divertimento, e esse não costuma ser o caso das pessoas que fazem esses tipos de piadas.