Notícias

Marcio Nunes assume Secretaria do Turismo do Paraná com a missão de aumentar fomento ao setor

O deputado estadual Marcio Nunes (PSD) assumiu nesta terça-feira (1/3) a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, e em seu primeiro dia no cargo reuniu toda a equipe da pasta para um encontro de integração e qualificação. O evento foi realizado na Fecomércio, em Curitiba, quando o novo secretário apresentou os planos e as linhas de ação para os próximos anos. Os servidores também assistiram a uma palestra de Eduy Azevedo, executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado turístico.

A pasta voltou a ter estrutura própria após a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado, com o objetivo de promover o potencial turístico do Paraná e a ampliação dos empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional.

O mourãoense tem muita afinidade com o tema – afinal, na primeira gestão do governo Ratinho Junior já ocupou a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest). “Foi um cargo que me proporcionou a oportunidade de percorrer o estado em todos os cantos, conhecendo todo o nosso potencial turístico – especialmente aquele ligado à sustentabilidade, que é uma grande tendência universal”, afirma o novo titular da pasta.

Assim como na Sedest, quando elevou o Paraná ao número 1 no ranking de sustentabilidade ambiental, Nunes quer levar o turismo paranaense a patamares ainda mais altos. “Pretendemos iniciar uma nova era para o segmento no Paraná, aumentar o número de visitantes de outros estados e do exterior, trabalhar fortemente em parceria com os municípios, instituições e empresas do setor, melhorar a infraestrutura e fomentar os investimentos privados, gerando emprego e renda aos paranaenses”, explica.

ESTRUTURA – A Secretaria nasce com a extinção da Paraná Turismo e vai incorporar o Viaje Paraná, serviço social autônomo que será responsável pela elaboração de ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no Exterior. Também faz parte da secretaria o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), para as decisões colegiadas.

“As equipes já estão sendo formadas e fizemos questão de selecionar um corpo técnico à altura de nosso estado, especializado nos diversos segmentos correlatos ao setor – como hotelaria, gastronomia, produção de eventos, turismo de negócios, cultural etc. Buscamos diretores e coordenadores no mercado e eles já estão trabalhando firme e ‘dando cara’ à SETU, apresentando nossas diretrizes aos profissionais e entidades da área”, disse Nunes.

Na visão do secretário, há um potencial regional muito grande a ser explorado no Paraná, especialmente em parceria com os municípios. “Vamos ser parceiro das prefeituras para divulgar os atrativos e destinos de cada cidade. E com certeza também exploraremos bastante o potencial do nosso turismo sustentável – o Paraná é um estado lindo e agraciado pela natureza com paisagens fantásticas. É isso que vamos mostrar ao mundo”, finalizou.

Nunes começa a trabalhar na pasta já nesta quarta-feira, mas sem cerimônia de posse. Uma solenidade para apresentação aos representantes do setor turístico ainda será marcada.

QUEM É – Natural de Campo Mourão, Marcio Nunes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade entre 1996 e 2000. No Governo do Estado, assumiu em 2011 a presidência do antigo Instituto das Águas do Paraná.
Eleito deputado estadual em 2014 com 45.105 votos, foi reeleito em 2018 com 59.192 votos. Recebeu então uma missão do governador eleito Ratinho Junior: criar e assumir uma nova pasta no Governo do Paraná – a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Assim nasceu, então, um órgão pioneiro no país voltado à busca de harmonia entre recursos naturais, empreendimentos e a sociedade.
Em abril de 2022, Marcio Nunes pediu exoneração do Governo Estado para reassumir sua cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi novamente reeleito, agora com 126.006 votos – a maior votação de um candidato do interior do Paraná para deputado estadual em toda a história.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios