Marcio Nunes anuncia entrada definitiva do Paraná na rota dos cruzeiros turísticos internacionais
O navio MSC Lirica vai operar itinerários de Paranaguá (PR) para Itajaí, Buenos Aires e Punta del Este
O Paraná entra definitivamente em 2023 na rota dos cruzeiros turísticos nacionais e internacionais. Neste domingo, a MSC Cruzeiros — uma das principais companhias do segmento no mundo — anunciou escalas e embarques inéditos em Paranaguá com o navio MSC Lirica.
O anúncio foi feito pelo diretor geral da MSC no Brasil, Adreian Ursilli, e pelo secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, durante o 14° TOP MSC 2023 — evento para agentes turísticos de todo o país a bordo do MSC Seashore.
“Um grande porto de saída e de chegada de cruzeiros. Temos um grande potencial emissivo para toda a América do Sul. Boa parte do interior de São Paulo, da Argentina, Uruguai e Paraguai vai acabar embarcando de Paranaguá (PR). Iremos transformar o Paraná através de bons roteiros, com bons produtos para ir para as prateleiras dos agentes de viagens”, destacou o secretário Marcio Nunes, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento.
Assim, Paranaguá se juntará a outros portos de embarque já conhecidos no Brasil, como Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió.
“Esperamos embarcar mais de 10 mil turistas em Paranaguá, além de receber mais de 41 mil turistas em trânsito, sendo 50% de brasileiros e 50% de estrangeiros. Com isso, chegamos a seis portos de embarque no Brasil em 2023/2024”, disse o executivo da MSC. “Teremos 16 saídas de Paranaguá, bem como turistas visitando a região durante toda a temporada”, completou.
O MSC Lirica vai operar itinerários de Paranaguá (PR) para Itajaí, Buenos Aires e Punta del Este. Além disso, serão 17 cidades visitadas em todo o Brasil na temporada 2023/2024, que começa em novembro.
“Os turistas que aqui vierem vão desembarcar na Cidade-Mãe do Paraná, próximo ao litoral e à capital Curitiba, no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica. Ali pertinho poderão conhecer Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e as praias e as ilhas paranaenses, e até mesmo passar um dia na capital”, completou Marcio Nunes. “Por outro lado, os paranaenses terão uma enorme facilidade, não precisando mais se deslocar até Santos para embarcar em cruzeiros. Paranaguá será um grande ponto de encontro de turistas”, finalizou.
A secretária de Turismo de Paranaguá, Maria Ângela Torres, destacou que este momento é um divisor de águas para o Turismo da região. “Uma relação que construímos de maneira muito positiva com a MSC para chegarmos até este anúncio. Essa é uma nova história para todo o Turismo do Paraná. Agora temos que aumentar esta demanda para os próximos anos, porque temos um dos portos mais importantes do Brasil e América Latina”, disse.
O NAVIO – O MSC Lirica oferece uma experiência distinta de cruzeiro, centrada em elegância, conforto e hospitalidade. As vistas internas no hall e as vistas panorâmicas do oceano que podem ser vistos das janelas que ocupam paredes inteiras do longe contribuem para uma sensação de espaço descontraído, complementado por uma variedade lounges.
As opções de entretenimento a bordo possuem padrão internacional, como o Teatro Broadway, o Cassino Las Vegas e o futurista Blue Club Disco, até o jogos arcade de realidade virtual e a sala de jogos infantil com tema de piratas.
A academia panorâmica, com sua ampla variedade de instalações esportivas, e o MSC Aurea Spa, com tratamentos de beleza e massagens, são dois ambientes inovadores que ajudam o turista a manter a forma mesmo durante o seu tempo de lazer ou férias.
Também conta com ampla estrutura para famílias e crianças: com parceiros de renome como Chicco, Lego e Namco, o navio oferece áreas de lazer especiais para crianças de todas as idades — incluindo um Spray Park repleto de divertidos recursos aquáticos.