Notícias

Celular roubado ou perdido? Veja como bloquear o IMEI na operadora

Recurso impede que terceiros realizem ligações, acessem dados móveis e conectem outros chips de operadoras

IMEI é um número de identificação internacional, quase como se fosse o CPF do seu celular. Isso significa que cada smartphone no mundo detém sua própria sequência de números para identificação, e este dado é confidencial. No caso de um celular perdido ou roubado, o número IMEI pode ser utilizado para localizar o dispositivo ou até mesmo bloqueá-lo de realizar ligações. A seguir, veja como acionar a sua operadora e realizar o bloqueio do IMEI.

Como bloquear o IMEI?

imei celular, reprodução showmetech
Reprodução: Showmetech

Vale à pena destacar que o bloqueio do número IMEI apenas impede o aparelho de realizar ligação e acessar dados móveis; então, se o telefone foi roubado, o bloqueio do número não impede o criminoso de acessar os seus dados pessoais e arquivos. Por isso, além de realizar o bloqueio do IMEI, é essencial deletar todos os dados do aparelho remotamente para que ninguém mais tenha acesso às suas fotos, por exemplo.

  1. Encontre o número IMEI
    Antes de bloqueá-lo, primeiro é preciso obtê-lo. Caso você tenha perdido o celular ou ele tenha sido roubado, é possível encontrar o número na caixa do aparelho e nos documentos que vieram dentro;
  2. Contate a operadora
    Após achar o número IMEI, é necessário contatar a sua operadora para realizar o bloqueio. Cada central possui números de contato diferente, então, é imprescindível encontrar um número específico para sua operadora. Veja alguns a seguir:

    Claro: 1052
    Nextel: 1050
    Oi: 1057
    TIM: *144 (ligação de celular TIM) ou 1056 (de qualquer operadora)
    Vivo: *8486 (ligação de celular Vivo) ou 1058 (de qualquer operadora)
  3. Escute com atenção
    Enquanto estiver se comunicando com o atendente da operadora, será necessário fornecê-lo algumas informações pessoais e, em seguida, o número do IMEI;
  4. Aguarde pelo bloqueio
    Segundo às informações das operadoras, o bloqueio pode demorar até 24 horas para ser realizado. Depois desse tempo, o aparelho ficará completamente impossibilitado de fazer ligações, acessar dados móveis, ou aceitar outros chips (independentemente da operadora).

Recuperei o celular. E agora?

Caso o celular roubado ou perdido tenha voltado para as suas mãos, é possível desbloquear o IMEI. Contudo, é indicado comparecer pessoalmente a uma loja física da operadora e portar todas as informações necessárias, como documentos de identidade, documentos do celular, número do IMEI, e certamente um boletim de ocorrência.

Olhar Digital

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios