Celular roubado ou perdido? Veja como bloquear o IMEI na operadora
Recurso impede que terceiros realizem ligações, acessem dados móveis e conectem outros chips de operadoras
O IMEI é um número de identificação internacional, quase como se fosse o CPF do seu celular. Isso significa que cada smartphone no mundo detém sua própria sequência de números para identificação, e este dado é confidencial. No caso de um celular perdido ou roubado, o número IMEI pode ser utilizado para localizar o dispositivo ou até mesmo bloqueá-lo de realizar ligações. A seguir, veja como acionar a sua operadora e realizar o bloqueio do IMEI.
Como bloquear o IMEI?
Vale à pena destacar que o bloqueio do número IMEI apenas impede o aparelho de realizar ligação e acessar dados móveis; então, se o telefone foi roubado, o bloqueio do número não impede o criminoso de acessar os seus dados pessoais e arquivos. Por isso, além de realizar o bloqueio do IMEI, é essencial deletar todos os dados do aparelho remotamente para que ninguém mais tenha acesso às suas fotos, por exemplo.
- Encontre o número IMEI
Antes de bloqueá-lo, primeiro é preciso obtê-lo. Caso você tenha perdido o celular ou ele tenha sido roubado, é possível encontrar o número na caixa do aparelho e nos documentos que vieram dentro; - Contate a operadora
Após achar o número IMEI, é necessário contatar a sua operadora para realizar o bloqueio. Cada central possui números de contato diferente, então, é imprescindível encontrar um número específico para sua operadora. Veja alguns a seguir:
Claro: 1052
Nextel: 1050
Oi: 1057
TIM: *144 (ligação de celular TIM) ou 1056 (de qualquer operadora)
Vivo: *8486 (ligação de celular Vivo) ou 1058 (de qualquer operadora) - Escute com atenção
Enquanto estiver se comunicando com o atendente da operadora, será necessário fornecê-lo algumas informações pessoais e, em seguida, o número do IMEI; - Aguarde pelo bloqueio
Segundo às informações das operadoras, o bloqueio pode demorar até 24 horas para ser realizado. Depois desse tempo, o aparelho ficará completamente impossibilitado de fazer ligações, acessar dados móveis, ou aceitar outros chips (independentemente da operadora).
Recuperei o celular. E agora?
Caso o celular roubado ou perdido tenha voltado para as suas mãos, é possível desbloquear o IMEI. Contudo, é indicado comparecer pessoalmente a uma loja física da operadora e portar todas as informações necessárias, como documentos de identidade, documentos do celular, número do IMEI, e certamente um boletim de ocorrência.