AMPARA completa um ano com centenas de atendimentos a autistas e familiares
No próximo domingo, dia 2 de abril, completa um ano da inauguração do AMPARA, o Centro Especializado de Atendimento ao Autismo, em Campo Mourão. A data marca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. No sábado, dia 1º, a Secretaria Municipal de Saúde participará de uma caminhada a convite da Associação Amigos do Autista.
Campo Mourão é uma das poucas cidades do Estado que oferecem esse tipo de serviço, por isso recebe várias visitas de outros municípios para conhecer o trabalho, que hoje serve como referência. O AMPARA atende atualmente 87 pacientes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além das famílias. A equipe conta com médico, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, assistente social, educadora física, nutricionista, duas psicólogas e um estagiário de Psicologia.
“Iniciamos com 20 pacientes, hoje temos 87 e a demanda só aumenta. A ideia é contratar mais profissionais porque temos fila de espera”, explica a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak, ao acrescentar que o município também oferta terapias individuas, atendimento aos familiares e orientações sobre direitos e benefícios.
Recente pesquisa sobre o nível de satisfação em relação ao atendimento do AMPARA apontou que a aprovação dos familiares é de 100 por cento. O mesmo percentual foi constatado em relação a estrutura e localização do imóvel, que fica na área central, próximo da Secretaria Municipal de Saúde. Um total de 87,5 por cento afirmaram que o paciente evoluiu a partir do atendimento especializado.
O AMPARA é uma clínica estruturada para o acompanhamento gratuito não apenas da criança com o espectro do autismo como da família. Antes de ser instalado, esse atendimento era feito por convênios com clínicas particulares e na APAE.